TAG LITERÁRIA: NATAL BRASILEIRO

Vira latas, lembram da gente? Desse blog que está desatualizado há muito tempo? Antes de falar precisamente sobre a TAG, nós do Qualquer coisa vira lata pedimos desculpas a vocês por nunca mais termos postado algo aqui no blog. Esse ano foi bem complicado, a faculdade sugou todas as minhas energias. O dono desse blog também teve muito trabalho e estudo ao longo do ano. Vida de gente grande não é fácil. Mas não podemos deixar o Qualquer Coisa Vira Lata acabar. Aqui é um local onde falamos sobre livros e tudo mais que nos faz bem. Por isso nada mais justo de que no último post do ano, nós falarmos sobre livros e em especial os que lemos ao longo de 2018.

Gostaria de agradecer a Iza, do Brincando de escritora, por ter nos marcado nessa tag, pela segunda vez. A primeira foi em 2016 e adoramos responder. Esse ano não será diferente.

  1. Então é Natal: Um livro que você não aguenta mais ouvir falar sobre.

Sinceramente, não tenho uma resposta tão clara para essa pergunta. Esse ano a indústria literária viveu, e está vivendo, momentos de crise. E não foram lançados tantos livros como nos anos anteriores. Talvez tenha existido um ou outro que eu não fui com a cara, mas não me aprofundei para saber de fato a história.

  1. Amigo Oculto: Um livro que merece virar um presente.

Essa também é bem complicada, porque eu li vários livros incríveis! Mas se teve uma autora muito importante para mim esse ano foi a Kel Costa. Ela me mostrou que a Amazon tem books incríveis sim! E não somente livros que eu tenho vontade de esganar os personagens.  Ah o livro, ou melhor, os livros que merecem sem dúvidas virar presentes são Um show de bola e Sedutora amizade.

  1. Inimigo Oculto: Um livro que você nunca daria de presente.

A lista é gigante, mas é melhor eu não dar nomes, afinal é a minha opinião. Resumidamente, os livros que eu nunca daria de presente são aqueles que possuem personagens extremamente machistas, de forma velada ou não, que se acham donos das mulheres. Odeio esse tipo de personagem e odeio também a romantização que as escritoras fazem.

  1. Panetone: Um livro que você já tentou dar várias chances, mas nunca deu certo.

Acho que mais uma vez não possuo uma resposta tão clara. Estou em uma fase de abandonar os livros quando percebo que a leitura não irá fluir. E a minha mente simplesmente se esquece do nome de todos eles.

  1. Papai Noel: Um livro que você ganhou de presente.

Esse ano eu não ganhei livros de presente de Natal. O que é um tremendo absurdo! Mas em compensação comprei vários ebooks, vários mesmo. E se teve um que foi muito especial para mim, é o “Entre Nós” da escritora Kell Teixeira. O livro fala sobre amor, preconceito. É simplesmente uma tapa na cara de quem ler. Preciso, inclusive, ler a continuação, aí volto aqui para dizer o que eu achei.

  1. Uva-passa: Um livro que gera discórdia.

Tentei me lembrar de algum atual que tivesse gerado discórdia, mas não lembrei. Porém, se teve um livro digno de discórdia entre mim e minha irmã, foi Talvez um dia, da Colleen Hoover. Quem já leu deve entender o que eu estou falando. E quem não leu, leia porque o livro é incrível!

  1. Ceia em Família: Um livro com uma família que você adoraria se convidar para uma festa natalina.

Eu adoraria ser convidada para passar o Natal com o pessoal de 12 Signos de Valentina, da Ray Tavares. O livro é simplesmente incrível! E foi sem dúvidas uma das melhores leituras de 2018.

  1. Especial de Fim de Ano: Um livro que você já sabia o que ia acontecer no final.

Acabei de olhar a minha biblioteca do kindle, e repensei quais livros físicos eu li e descobri que não me lembro de nenhum que tenha sido previsível. Isso se deve por um fato, eu simplesmente excluí os livros previsíveis. Muitos eu até abandonei no meio do caminho. Preferi esse ano os livros que me surpreenderam positivamente.

Espero que vocês tenham gostado, sei que as respostas não foram as melhores. Porém, rezemos para que 2019 seja um ano bem melhor para o blog. Mais uma vez muito obrigada, Iza, por nos marcar. O blog estava precisando ressurgir. Em nome da equipe Qualquer Coisa Vira Lata desejamos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos vocês.

Samila Bezerra
Samila Bezerra

Estudante de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas, é apaixonada por livros e quer conhecer o mundo...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.