Tag: blog qualquer coisa vira lata

SORRISOS QUEBRADOS – SOFIA SILVA

Vira latas, nesse carnaval de 2018 eu coloquei como meta ler alguns livros, como as aulas começaram, eu precisava aproveitar as folgas para poder ler. O escolhido para dar início ao carnaval foi Sorrisos Quebrados, da Sofia Silva. Eu precisava ler esse livro afinal de contas todo mundo do mundo literário só falava dele e somente coisas boas.

Paola:

Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo.

Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.

André: Eu não procurava nada. Não queria ninguém. Não depois de tudo que vivera. Meu coração estava escondido na escuridão, até Paola surgir com suas cores, pintando minha vida.

“Sorrisos Quebrados” é um romance de cores entre duas pessoas quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e de promessas.

Imaginem um livro complicado de ler… Imaginaram? Pois é esse. Sorrisos Quebrados nos traz personagens que sofreram bastante ao longo da vida. Personagens que confiaram seus corações a outras pessoas que não souberam cuidar.

QUÍMICA PERFEITA – SIMONE ELKELES

É tão difícil, às vezes, ficar tentando desesperadamente ser perdoada por ser uma garota “normal”. Meus pais nunca me disseram que eu não preciso ser a filha perfeita o tempo todo. A verdade é que minha vida é um amontoado de infinitos e gigantescos sentimentos de culpa. (Página 284)

Vira Latas, a resenha de hoje é sobre um livro que eu estava louca para ler. Um livro que em vários momentos me deixou triste. Um livro onde, claramente, era possível enxergar a realidade. Eu estou falando de Química Perfeita, da escritora Simone Elkeles.

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Vira latas, lá vem eu falar mais uma vez sobre faculdade, ou melhor, sobre as minhas experiências no ano de 2017, onde eu cursei o terceiro e o quarto período de arquitetura e urbanismo. Espero que esse post possa ajudar, de alguma forma, os calouros desse curso, que nos dar vários cabelos brancos, mas que é lindo!

Basicamente paguei as mesmas matérias nos dois períodos que eu cursei ano passado, uma vez que a grade curricular é formada por matérias que são ensinadas em mais de um  período. Exemplo, Conforto Ambiental na UFAL, a federal em que estudo, é dividida em quatro partes, o mesmo acontece com História da Arte, Arquitetura e cidade. Focando nas minhas experiências, o terceiro período foi um pouco cansativo. Projeto de arquitetura como sempre é o que mais pesa, pelo menos por enquanto. O conselho que dou para vocês, calouros, é que criem prazos e metas para a entrega de seus projetos. Nós, alunos, temos a velha mania de querer assessorar um projeto várias vezes, o problema é que o tempo voa literalmente, quando nos damos conta a data de entrega já está bem próxima e aquela correria bastante famosa dar o ar da graça.

Confesso que no terceiro período não tive esse desespero com projeto, minha nota não era a maior, mas consegui, junto com a minha dupla, organizar o nosso tempo para entregar o projeto dentro do prazo, estando com a consciência tranquila.

Além de projeto, tivemos que criar estratégias que evitassem a insolação em um prédio. O trabalho literalmente deu trabalho, contudo,  quando passa é impossível, pelo menos para mim, olhar as janelas da mesma forma. A matéria de conforto ambiental I nos faz refletir a importância de projetar bem uma edificação, afinal de contas, quem quer um ambiente quente ou muito frio? Aprendemos com a arquitetura a utilizar estratégias simples, mas que são eficazes em prol da arquitetura sustentável.

No segundo semestre de 2017, paguei as matérias do quarto período, por incrível que pareça eu adorei a matéria de projeto de arquitetura! Projetamos uma escola de arquitetura, mas calma! O primeiro projeto foi de um loft, algo mais leve para que tivéssemos mais tempo para desenvolver a Nova FAU ( Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). Infelizmente, sofremos um pouco com os prazos, não os que os professores passaram, mas sim os nossos. Lembram que eu falei sobre fazer metas e prazos? Passamos um bom tempo assessorando, o que acabou sendo ruim, porém, mais uma vez entregamos o nosso projeto com a consciência tranquila.

Sabem qual foi o meu xodó do quarto período? Conforto ambiental II. Além da professora ser incrível, tivemos a oportunidade de projetar uma casa de interesse social para uma zona climática que fosse completamente diferente da nossa. A que eu e minha dupla escolhemos foi São Joaquim, de Santa Catarina. Nem parecia que estávamos fazendo projeto, não tinha aquela cobrança dentro de nós. O trabalho ficou lindo e fez valer a pena toda a correria do semestre.

Vira latas, espero que vocês tenham gostado do post, quem vai fazer arquitetura ou qualquer outro curso, lembrem-se: organização é tudo! Sei que é bem difícil seguir, mas faz toda a diferença.

NOSSO – CINTHIA FREIRE

Vira latas, hoje essa resenha ultrapassou todas as outras programadas por um simples motivo: se trata de um conto da Série Segredos, da escritora Cinthia Freire. Vocês já sabem que eu amo o Gabriel, a Carol e todo mundo que faz parte dessa série, só as pessoas boas, é claro. Quando a Cinthia anunciou que faria um conto especial para o natal, eu vibrei bastante, apesar de não ser tão fã de contos, afinal eles costumam ser bem curtos. Eu amo tanto essa série que leria até um novo parágrafo, caso a Cinthia disponibilizasse. Deixando esse bla bla bla de lado, vamos focar na resenha do Conto Nosso.

CORAÇÕES ONLINE – ÂNGELA RACHEL

Vira Latas, 2018 chegou e o amor pelos livros só aumenta, inclusive já li três livros na primeira semana do ano. Mas vamos combinar que o importante é a qualidade e não a quantidade. Posso dizer que os três livros foram incríveis, mas hoje falarei sobre um que estava mofando no meu kindle e que eu simplesmente li em menos de 24 horas.

RECOMEÇOS – Série ELA ENCANTA

Mais um ano se inicia, milhares de metas devem ter sido escritas ou digitadas em todos os continentes. Provavelmente, temas como emagrecer, estudar mais, ler mais, ter mais dinheiro, arranjar um novo amor e por aí vai. Deve ter sido as escolhas da maioria das pessoas.

Confesso que eu sempre fui a louca das metas, acreditava que o ano novo me traria exatamente tudo aquilo que o antigo se esqueceu de me trazer. Acreditava que todas as brigas, a preguiça, tudo de ruim tivesse ficado para trás. Acreditava que o amor que as pessoas “demonstravam” ter no dia trinta e um de dezembro duraria trezentos e sessenta e cinco dias.

PLAYLIST- MELHORES DO ANO

Vira Latas, nós, que fazemos parte do Qualquer Coisa Vira Lata, resolvemos selecionar oito músicas que marcaram o nosso ano. Muitas ficaram de fora, mas tentamos colocar aqui aquelas que mais escutamos ao longo de 2017.

TOP 3 DA AMAZON – LIVROS QUE VALEM A PENA SEREM LIDOS

Vira latas, eu não sei vocês, mas eu sou uma pessoa completamente viciada nas seguintes palavrinhas: ebooks gratuitos da Amazon. Já descobri diversas escritoras incríveis, livros que se tornaram os meus queridinhos. Só que existe um pequeno problema: eu compro muito ebook e acabo deixando de ler vários.

Nos últimos meses, resolvi excluir aqueles que eu sabia que não leria mesmo, a grande maioria se dava ao fato de a história ser bem previsível, não que eu não goste de clichês, adoro! Só não gosto de ler cópias como já comentei em outro post. No entanto, alguns livros eu fiz questão de manter, entre eles descobri três que AMEI, e bateu aquele sentimento que eu deveria ter lido antes, porém, provavelmente, eu não teria aproveitado tanto, como aproveitei agora. Sem mais delongas, vamos aos três livros da Amazon que valem a pena serem lidos.

UMA HISTÓRIA DE VERÃO – PAM GONÇALVES

–Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem. A partir de agora todas as decisões são pura e simplesmente suas. (Página 283)

Se eu pudesse definir o livro de hoje com três palavras talvez escolhesse leve, inteligente e de personalidade. Na realidade poderia escolher várias palavras, digamos que a Pam Gonçalves não poupou dedicação com Uma história de verão, o que acabou resultando em um livro incrível e que eu super recomendo.

MEU REFÚGIO – CINTHIA FREIRE

Vira Latas, sempre venho com o papo que essa será a resenha especial. Então sim, a resenha de hoje é bem especial! É sobre uma das séries que eu mais amo. Sobre a série que me mostrou que os casais não são sempre felizes. Mas que buscam estarem juntos em todos os momentos. Enfim, uma série bem parecida com a realidade. Como vocês viram pelo título me refiro a Série Segredos, da Cinthia Freire, em especial o livro Meu Refúgio.

COMO PARAR O TEMPO – MATT HAIG

Vira latas, essa semana eu tive a oportunidade de ler mais um livro lançado pela editora Harper Collins Brasil. Mais um livro que foge completamente do meu estilo literário “favorito”. Um livro que literalmente fez uma viagem no tempo. Que me fez usar vários marcadores, porque suas frases nos fazem pensar. Querem saber o que eu achei de Como parar o tempo? É só continuar lendo essa resenha.

E a vida é assim. Não se deve temer a mudança nem recebê-la de braços abertos, quando não se tem nada a perder. Mudanças fazem parte da vida. É a sua única constante. (página 75)

O QUE RESTA DE MIM – THAYS M DE LIMA

Em determinados momentos de nossas vidas, devemos apenas deixar que o vento nos leve para onde for, como uma pena recém caída de um pássaro, sendo guiada apenas pelo acaso, sem destino. (3670, kindle)

Vira latas, a resenha de hoje pelo que vocês viram pelo título desse post é sobre o livro O que resta de mim, da Chuchu, quem leu o livro entenderá, Thays M de Lima.  Conheci a Thays, virtualmente, através de uma resenha da Iza, do Brincando de Escritora. Na época achei o livro incrível, mas como tinha outros milhares para ler, e a faculdade SEMPRE marcando presença na minha vida, acabei me esquecendo dessa história.

Até que comecei a seguir o canal da Thays, que eu super recomendo. Aliás, é impossível assistir aos vídeos dela sem dá um oi para a produção, a irmã da Thays, e novamente escutei falar sobre o livro. Vira latas, resumindo essa introdução, confusa, graças ao Youtuber e a Amazon com seus lindos livros gratuitos, eu pude aproveitar para comprar o livro da Thays quando ele estava de graça. E Meu Deus, que livro!

A HISTÓRIA DE MALIKAH – MARINA CARVALHO

Vira Latas, como vocês viram pelo título esse post se trata de mais uma resenha. E não é qualquer resenha. Quando o livro é de um dos meus escritores favoritos, é quase certeza que eu vou amar a história. Mais uma vez isso se concretizou. A resenha de hoje é sobre um livro lindo, triste, apaixonante e que DEVERIA ser leitura obrigatória de TODAS as escolas. Agora, vamos focar no texto antes que o post fique gigantesco e ninguém queira ler.

ESPOSA PERFEITA – KARIN SLAUGHTER

Vira latas, se vocês gostam de suspense, ação, livros que trazem uma linguagem médica, leiam essa resenha até o final. Pois não falaremos de qualquer livro, mas sim de  Esposa perfeita, da talentosíssima Karin Slaughter.

Antes de tudo gostaria de agradecer mais uma vez, a Harper Collins, a editora mais fofa e que prepara os kits mais lindos do mundo. Nós do Qualquer Coisa Vira Lata ganhamos uma xícara personalizada, dois marcadores, dois livros o Flores partidas e  Esposa perfeita, além de tudo isso ganhamos um ingresso para a Bienal do Rio, que é claro que queríamos ter ido. Mas infelizmente não deu. Fica para a próxima. Mas vamos focar na resenha, que como vocês viram pelo título é sobre o livro Esposa perfeita.

MÔNICA E ENZO E TODOS OS DIAS – DENISE FLAIBAM (#ACHADINHOSDAAMAZON)

Vira latas, eu estou devendo algumas resenhas para vocês tem um tempo. Como sempre culpo a correria que me impede de vim aqui para contar o que eu achei dos livros. Mas, hoje eu não quero nem saber, preciso compartilhar com vocês um livro que eu li há algumas semanas e que eu simplesmente amei! Se você está cheio de trabalho por conta da escola/faculdade. Ou apenas quer uma leitura leve, continua lendo essa resenha que tenho certeza que você não se arrependerá.

AQUELE SORRISO BOBO QUE ME CONQUISTOU – PARTE II

-Mano, é tradição! A gente precisa comemorar o teu aniversário.
Estava escutando aquela frase o tempo inteiro no último dia. Faltava uma semana para o meu aniversário de 23 anos. E durante os últimos dois anos comemorei a data com os meus amigos. Sempre íamos à boate da cidade universitária que morávamos. Mas esse ano eu não queria ir. Passava a manhã inteira no estágio, a tarde tinha a faculdade e a noite precisava dividir o meu tempo entre estudar os assuntos do meu curso, que, definitivamente, não era fácil, já que eu cursava engenharia aeronáutica e dava aulas de reforço. Eu sabia que não estava sendo fácil para os meus pais mandarem dinheiro para eu me manter aqui. Estava economizando onde eu podia.

BOA NOITE – PAM GONÇALVES

Oi, Vira Latas, eu não sei vocês, mas eu amo falar sobre feminismo, e não tem nada melhor do que ler um livro que trata sobre esse tema, e que foi escrito por uma pessoa que realmente levanta essa bandeira. Estou falando do livro “Boa Noite”, escrito pela nossa Pam Gonçalves. Se vocês quiserem saber o que eu achei do livro é só continuar lendo a resenha.

boa-noite-am-golcalves-qualquer-coisa-vira-lata-blog-2

Boa Noite conta a história da Alina, uma jovem de dezoito anos que começará a sua sonhada faculdade de engenharia da computação. Ela sempre foi a filha certinha, a aluna certinha. Nunca deu problema a ninguém! E, sinceramente, ela queria mudar. Estava cansada dessa imagem que todos tinham sobre ela, então seria nessa nova fase da sua vida que ela esperava que as mudanças acontecessem.

Alina foi morar em uma república, apelidada carinhosamente como “República das Loucuras”. Lá ela passou a morar com a Manu, a amiga mais doida e gente fina que alguém poderia ter. Com a Talita, que era mais ajuizada, mas amava ficar de amassos com o namorado pelos quatros cantos da república. O namorado de Talita era o Bernardo, que morava mais na república do que na sua própria casa. E com o Gustavo, o dono da república, estudante de medicina e simplesmente lindo.

Alina viu que era completamente diferente daquelas pessoas, mas ela rapidamente os adotou como família e foi bem aceita por todos. Com eles, ela passou a sair para as festas. E em uma dessas saídas ela conheceu o Arthur, um jovem estudante de medicina que, a princípio, encantará Alina. Mas que ao longo da trama percebemos quais são as verdadeiras intenções dele.

Além de ter que lidar com essa personalidade dúbia de Arthur. Com o amadurecimento da sua própria personalidade. Alina lidará com uma turma formada praticamente por meninos que, em sua maioria, se acham no direito de falar e tratar as meninas com inferioridade. Alina, junto com as suas colegas de classe, tentará mostrar que as mulheres podem e devem estudar aquilo que querem. E que o machismo precisa acabar.

Eu amei esse livro da Pam! Li rapidamente e adorei a forma que ela abordou os diversos temas. Infelizmente, tudo que ela escreveu acontece em muitos cantos do Brasil e do mundo. Os abusos que ocorrem nas faculdades e ,que na maioria das vezes, não vêm a tona. Pam conseguiu em 237 páginas falar sobre como nós mulheres temos que lutar contra esse mal chamado machismo, e com essa mania que a sociedade tem de achar que nós, mulheres, temos menos direitos que os homens. E que se usamos uma roupa curta e se sofremos assédio com isso a culpa é da “vítima”.

Esse é sem dúvida um livro que todos deveriam ler. Ele nos mostra que é possível lutar. E que temos sempre que apoiarmos as nossas irmãs e mostra-las que nunca estamos sozinhas, e de que ela não tem culpa de nada. Então, se você quer ver como foi a jornada da Alina em apenas um semestre na faculdade, e que semestre, não deixe de ler esse livro. Tem romance. Mas a grande temática do livro é a sororidade.

… Várias garotas sofrem abuso sexual todos os dias na nossa universidade, na nossa cidade, no nosso estado, no país, no mundo inteiro. E a maioria não denuncia e nem pede ajuda. -Olho um a um os meus colegas. Alguns ainda com a expressão indiferente, outros constrangidos  uns até mesmo concordando com a cabeça. -Sabem por quê? Porque a maioria vai ser culpada por vocês. Por nós. Porque, para a nossa sociedade, é normal assediar. Porque, se ela não quisesse, não sairia de roupa curta. Porque, se ela não quisesse, não andaria sozinha. Porque, se ela não quisesse, não estaria bebendo. Porque, se ela não quisesse, não estaria VIVENDO. -Começo a me emocionar. -Só queremos que ela possa pedir ajuda em um ambiente seguro, ter o suporte necessário. (Página 212)

VITRINE

BOA NOITE – PAM GONÇALVES / Editora:Galera Record  / Valor: R$ 23,90 ( Compre aqui)

PRINCESA DAS ÁGUAS – PAULA PIMENTA

Olá, Vira Latas! Hoje a resenha será sobre um livro de uma escritora que eu sei que a maioria das pessoas amam. Lógico que eu estou falando da Paula Pimenta. <3 Para vocês terem noção, essa semana eu reli trechos de FMF1 no ônibus e no percurso da faculdade para casa, que normalmente dura uns vinte cinco minutos, parecia mais ter passado em cinco. É o poder da Paula Pimenta, gente. Mas vamos focar na resenha do livro de hoje.

Como vocês perceberam pelo título, viram que o livro é a Princesa das Águas. Eu comprei esse livro na Saraiva do Shopping Recife. Foi um dia totalmente mágico, após ir a Olinda, Igarassu e outra cidade que me falha a memória. Meus amigos e eu, antes de irmos ao Marco zero, fomos até a livraria Cultura. Eu segurei o livro e o amor pela capa só aumentou. Mas eu não comprei! Realizei meu sonho de ir até uma forever 21, mas não comprei nada rsrs. Porém, saí do shopping com as melhores compras do mundo. Livros e chocolate.

princesa-das-aguasAgora de fato, focando no livro, a história é tão mágica quanto a capa. De todos os livros das princesas que a Paula lançou, esse é o meu favorito. Tem rosa e roxo. *__*  O livro conta a história da Arielle Botrel, uma jovem nadadora que é o orgulho do pai quando o assunto é o esporte. Mas que ama dar um trabalhinho no quesito festas. Ela sempre dava um jeito de sair escondida. Contava sempre, ou quase sempre, com a ajuda do seu melhor amigo, o também nadador, Lino. O problema é que em uma dessas escapadas. Arielle conhece o Érico Eggenberg, um tenista suíço, que arrancará suspiros de todas as telespectadoras do mundo, que estão sintonizadas no Brasil, ou melhor nas olimpíadas do Rio de Janeiro.

É claro que em como a maioria dos livros de princesa, sempre rolará muita confusão impedindo o casal principal de ficarem finalmente juntos. Para conquistar o coração de Erico, Arielle terá que abusar dos gestos, já que não pode em hipótese alguma utilizar a sua voz para conquistar o menino. E como é de se esperar, ela precisará driblar as pessoas malvadas que não torcem pela felicidade deles. Que ainda bem que são pouquinhas.

Eu não vou falar mais sobre o livro porque apesar dele ter  367 páginas a história é bem simples. Rapidamente, o leitor descobre o que vai acontecer no final. Mas isso não tirou o brilho da Paula Pimenta. O livro é devorado rapidamente e nos deixa com uma imensa vontade de assistir o filme da Pequena Sereia.

Como sempre, a Paula abusou das redes sociais, deixando o livro bem atual. Adorei também que personagens antigos apareceram e de alguma forma contribuíram para a história. Então se vocês gostam do mundo encantado que envolve essas princesas da Disney, amam livros leves e que possuem capas maravilhosas, leiam Princesa das Águas! É sem dúvidas, um ótimo livro para desestressar. Além do mais, é Paula Pimenta. Tem coisa melhor?

VITRINE

PRINCESA DAS ÁGUAS – PAULA PIMENTA / Editora: Galera Record / Valor: R$ 22, 40 (Compre pela Amazon)