Tag: blog qualquer coisa vira lata

A TAL FESTA DO DIA DOS NAMORADOS

Fonte: Reprodução Google

– Não, não e não! Eu já falei, Thalita! Esse ano eu não vou para a festa no Trindade. – Disse o mesmo discurso que eu vinha repetindo nos últimos quinze minutos.

– Qual é Manu, essa festa é tradição! A gente sempre vai para essa comemoração de São João. – Thalita, era dura na queda e provavelmente passaria a noite inteira me chamando para sair.

-Corrigindo, festa de Santo Antônio, o Santo casamenteiro que ocorrerá no dia dos namorados, quer mais algum argumento? – Não me importei se minha amiga continuava fazendo drama, peguei meu box de Friends e estava prestes a colocar, Rachel, Mônica e companhia seriam meus amigos naquela noite.

-Manuela, a gente sempre saiu para comemorar essa festa no Trindade, porque esse ano seria diferente, me diz?

-Comemorávamos porque ambas estavam solteiras! Agora você tem o Max. – Ela me olhou com cara de espanto. – Você vai comemorar com o seu namorado! E eu vou ficar aqui curtindo a minha sexta feira comendo chocolate e assistindo série.

Queria que aquilo fosse o suficiente para a Thalita entender o meu ponto de vista, mas se tinha uma coisa que minha amiga sabia fazer muito bem era drama. Não é a toa que ela cursava cinema.

-Manuela, nesses últimos meses a gente mal se viu. Eu fiz meu curso fora, você dedica seu tempo a ensinar aqueles aborrecentes e fazer o teu mestrado. Não lembro qual foi a última vez que sai com a minha amiga. – O drama não tinha acabado. – Eu peço para o Max não ir a festa, quem se importa se também é dia dos namorados, uma data criada pelo sistema, só para arrancar nossos dinheiros com presentes caros. – O drama ainda continuava. – Eu só queria que a gente saísse como nos velhos tempos. Todos os nossos amigos vão e nem todos estão namorando. Fora isso as melhores comidas são feitas pela dona Lurdes e a gente sempre come tudo que ela faz… Ela conta com a nossa presença…

-Ok Thalita, você venceu! Eu vou com você, não precisa fazer mais drama. Vamos aproveitar a festa no Trindade. – A cara de choro foi substituída por um sorriso de quem tinha alcançado o alvo. – Pode tirar essa carinha de felicidade, garota. Vou com vocês, mas não significa que ficarei a noite toda.

-Você quem manda, Manuzinha. – Ela disse antes de me abraçar.

UM NOVO AMANHECER – CINTHIA FREIRE

Vira latas, hoje temos a resenha de uma das minhas últimas leituras. Um livro que me surpreendeu bastante e como era de se esperar me arrancou inúmeras lágrimas, afinal de contas, ele foi escrito pela Cinthia Freire, a escritora que eu sempre sei que me fará chorar com seus livros, e com “ Um Novo Amanhecer” não seria diferente.

Cinthia nos presenteou com a estória da Giulia e do Léo, um casal que tinha tudo para ser igual a vários outros casais que se conhecem, se apaixonam e vivem toda a magia do primeiro amor. Eles são sim, esse tipo de casal, mas contam com um bônus, uma doença que a cada momento ameaça tirar Léo do lado das pessoas que o amam. No entanto, o pior skatista do mundo, também conhecido como Léo, não se deixa abater, ele busca aproveitar os momentos que tem ao lado da sua família e amigos.

“Fecho os olhos sentindo a brisa da noite tocar meu rosto, só quem já teve sua liberdade confiscada é que sabe o valor que ela tem.” (Posição 351)

ELA ENCANTA – CAPÍTULO 1- PARTE 2

Chegamos à boate por volta das dez e meia. Segundo Luísa quanto mais tarde melhor. O lugar estava completamente lotado, também não era para menos, estávamos de férias e aquela era uma das melhores boates da região. Assim que entramos fomos logo contagiadas pela batida do DJ. Nunca fui fã de música eletrônica, mas como estava em um ano de mudança, abri a minha mente para os novos estilos musicais.

Eu não conhecia o nome das músicas que tocava. Mas estava tão bom aquele clima, que quando dei por mim já estava me remexendo ao som da batida. Acho que a iluminação em azul ajudava a criar o clima do local. Além disso, só tinha gente bonita.

TAL QUÍMICA – SÓ AGRADECE CAPÍTULOS 5 e 6

5°Capítulo (Bernardo)

Desculpa se eu não sou perfeito

Eu sei que está no seu direito

Mas nunca quis te magoar

Eu guardo dentro do meu peito

Aquilo que você me disse

Tudo que jogou

E o seu jeito de olhar

E o mar

De toda essa maneira

Não há

Parece brincadeira

E quer levar de volta tudo que eu já sei amar

Ainda espero ver você voltar

Eu sei que é cedo pra continuar

Mas eu não vacilei

Não, não tem motivo para me deixar

E tudo que eu te dei

Guarda com carinho, eu sei que vai lembrar

Entendo se é melhor pra você

Eu sei que vai doer

Mas não cultivo a dor agora

(Motivos, Leash)

 

A noite passada tinha sido extremamente perfeita! Após passarmos o dia inteiro na praia do Paraíso, fomos para a famosa boate que o Gael não deixava ninguém esquecer que existia. Tudo bem que não foi nada perfeito ver um Mané dando em cima da minha garota. Se a Isa pudesse escutar os meus pensamentos tenho certeza que reviraria os olhos e diria que eu não sou o seu dono. E ela tem razão… ela sempre tem.

OS 12 SIGNOS DE VALENTINA – RAY TAVARES

Vira latas, hoje 19 de abril é o dia de uma das escritoras que eu não conheço pessoalmente, mas considero pacas! Eu estou falando da Ray Tavares, que já deveria ter uma resenha linda escrita nesse blog, mas a correria não me permitiu. Culpada! No entanto, nunca é tarde para se redimir e por isso resolvi fazer esse post falando o porque vocês devem ler os livros dessa garota, e porque  segui-la no instagram e no You Tube.

ELA ENCANTA – CAPÍTULO 1

-Ai!!! –Gritou pela enésima vez a doida da Luísa, minha prima que jurava que a dor que eu sentia estava doendo nela também. –Sofia, eu me acho maluca, mas você é mais. Essa é a quarta sessão de tatuagem que eu venho com você. Porra, eu já sinto a dor em mim.

-Assim você me ajuda muito, Luísa. –Eu reclamei, enquanto sentia aquelas micro agulhas perfurando as minhas costas. –Diego será se acabamos hoje essa tatuagem?

-Não se preocupa Sofia, eu já estou finalizando. A Luísa que é escandalosa. Mas você está sentindo muita dor? Qualquer coisa avisa que eu vou mais devagar.

-Eu consigo suportar. –Eu falei.

Depois de quase duas horas a minha tatuagem ficou pronta. Foram quatro sessões de quase duas horas cada para poder tatuar um filtrador de sonhos nas costas, igualzinho ao que o meu pai me deu quando eu era pequena. Mas que a Ângela fez questão de quebrar. Pronto! Agora eu teria um que só seria possível ela tirar de mim caso arrancasse o meu couro.

-Ficou foda! –Diego disse.

SÓ HOJE- CINTHIA FREIRE

Vira Latas, finalmente eu venho aqui compartilhar com vocês tudo o que eu achei sobre o livro Só Hoje, lançado em ebook na Amazon, pela talentosíssima Cinhtia Freire. Antes de qualquer coisa gostaria de mais uma vez agradecer a Cinthia por confiar em nosso trabalho. É uma honra para nós termos uma parceria com uma pessoa tão incrível.

Sinopse:

Há seis anos, eu tive um encontro com a morte e naquela noite fiz uma promessa: prometi que passaria a minha vida à sua espera, aguardando até que ela estivesse pronta para me buscar.

Mas o tempo passou sem que ela voltasse e tudo o que me restou foi a dor que me impede de dormir e por muitas vezes parece prestes a me sufocar.

Eu viveria assim, estava preparado para continuar sozinho à sua espera, se não fosse por um pequeno deslize, uma única brecha na escuridão que havia se tornado a minha existência.

Era para ter sido apenas um momento, um sopro de ar em meus pulmões sufocados, mas eu cometi um erro.

Eu me apaixonei por uma garota.

E agora, eu tenho medo que a morte volte, porque, pela primeira vez desde aquela noite, eu não quero mais morrer.

Cinthia nos apresenta a dois personagens incríveis, de um lado Mia, uma jovem advogada que sempre foi muito centrada em seus objetivos. Ao contrário de sua amiga Marcella, que amava farras e estar com um novo garoto a cada momento. Mia fugia das festas e desses romances de uma noite só. Até que tudo veio abaixo em uma única noite, bastou conhecer Cadu para que a armadura que a garota costumava carregar desaparecesse.

“Temos uma tendência a nos apegar às pessoas que parecem mais frágeis e desamparadas e Cadu, embora tenha a aparência de um homem forte, é uma das pessoas mais frágeis que já conheci na vida, mais até que Marcella. (Só Hoje, posição 4829 do Kindle)”

Quem via Cadu a primeira vista deveria imaginar que ele era um rebelde sem causa, ou o Garoto Chamas, como Marcella carinhosamente o intitulou. Não deveriam imaginar que o garoto tatuado tinha um imenso coração e que apesar de negar de todas as formas, queria apenas ser acolhido, ter alguém para amar e ser amado. Será se Mia seria a garota que o destino mandou para que ele pudesse esquecer o passado e vivesse plenamente o futuro?

“[…] Eu não sou nada além de algo ruim que destrói tudo que me cerca. [..] (Só Hoje, posição 5215 do Kindle)”

Cinthia mais uma vez deu uma aula de escrita. Esse é um daqueles livros que é impossível não se envolver com os personagens. Temas sérios são trabalhados. Nos colocamos nos lugares dos personagens tentando imaginar qual a melhor saída para os problemas. Infelizmente, nem sempre elas existem, mas Cinthia busca da melhor forma possível resolvê-los.

Vira Latas, se eu pudesse passaria horas narrando tudo o que eu achei desse livro, cada descoberta. Por sorte pude fazer isso com a própria escritora, que como sempre é um amor e nos responde pacientemente nas redes sociais. Infelizmente, o meu desabafo não poderá ser feito com vocês porque teríamos muitos spoilers nessa resenha o que não seria legal. Porém vou citar aqui alguns pontos que me fizeram adorar esse livro.

Cinthia conseguiu criar uma rede de histórias que incrivelmente se conectaram. Os personagens foram bem escritos, não houve pontas soltas ao longo do livro. Falando em personagens, adorei as diferentes personalidades que eles possuíam. Cinthia deu atenção a cada um deles, e olha que são muitos. Confesso que uma das minhas favoritas foi a Marcella, a melhor amiga de Mia. Amei também o modo que Cinthia tratou os problemas de cada um na trama, ela fugiu do sentimento de “vitimismo” que muitas vezes vemos por ai. Enfim, ela arrasou!

Vira Latas, se vocês amam livros que trazem amores impossíveis, problemas familiares e acima de tudo superação, o que estão fazendo caso  ainda não tenham  acessado a página da Amazon para comprar esse livro lindo? Deixem o Cadu e a Mia entrarem nas suas vidas, tenho certeza de que não irão se arrepender.

 

 

TAG LITERÁRIA: NATAL BRASILEIRO

Vira latas, lembram da gente? Desse blog que está desatualizado há muito tempo? Antes de falar precisamente sobre a TAG, nós do Qualquer coisa vira lata pedimos desculpas a vocês por nunca mais termos postado algo aqui no blog. Esse ano foi bem complicado, a faculdade sugou todas as minhas energias. O dono desse blog também teve muito trabalho e estudo ao longo do ano. Vida de gente grande não é fácil. Mas não podemos deixar o Qualquer Coisa Vira Lata acabar. Aqui é um local onde falamos sobre livros e tudo mais que nos faz bem. Por isso nada mais justo de que no último post do ano, nós falarmos sobre livros e em especial os que lemos ao longo de 2018.

SORRISOS QUEBRADOS – SOFIA SILVA

Vira latas, nesse carnaval de 2018 eu coloquei como meta ler alguns livros, como as aulas começaram, eu precisava aproveitar as folgas para poder ler. O escolhido para dar início ao carnaval foi Sorrisos Quebrados, da Sofia Silva. Eu precisava ler esse livro afinal de contas todo mundo do mundo literário só falava dele e somente coisas boas.

Paola:

Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo.

Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.

André: Eu não procurava nada. Não queria ninguém. Não depois de tudo que vivera. Meu coração estava escondido na escuridão, até Paola surgir com suas cores, pintando minha vida.

“Sorrisos Quebrados” é um romance de cores entre duas pessoas quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e de promessas.

Imaginem um livro complicado de ler… Imaginaram? Pois é esse. Sorrisos Quebrados nos traz personagens que sofreram bastante ao longo da vida. Personagens que confiaram seus corações a outras pessoas que não souberam cuidar.

QUÍMICA PERFEITA – SIMONE ELKELES

É tão difícil, às vezes, ficar tentando desesperadamente ser perdoada por ser uma garota “normal”. Meus pais nunca me disseram que eu não preciso ser a filha perfeita o tempo todo. A verdade é que minha vida é um amontoado de infinitos e gigantescos sentimentos de culpa. (Página 284)

Vira Latas, a resenha de hoje é sobre um livro que eu estava louca para ler. Um livro que em vários momentos me deixou triste. Um livro onde, claramente, era possível enxergar a realidade. Eu estou falando de Química Perfeita, da escritora Simone Elkeles.

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Vira latas, lá vem eu falar mais uma vez sobre faculdade, ou melhor, sobre as minhas experiências no ano de 2017, onde eu cursei o terceiro e o quarto período de arquitetura e urbanismo. Espero que esse post possa ajudar, de alguma forma, os calouros desse curso, que nos dar vários cabelos brancos, mas que é lindo!

Basicamente paguei as mesmas matérias nos dois períodos que eu cursei ano passado, uma vez que a grade curricular é formada por matérias que são ensinadas em mais de um  período. Exemplo, Conforto Ambiental na UFAL, a federal em que estudo, é dividida em quatro partes, o mesmo acontece com História da Arte, Arquitetura e cidade. Focando nas minhas experiências, o terceiro período foi um pouco cansativo. Projeto de arquitetura como sempre é o que mais pesa, pelo menos por enquanto. O conselho que dou para vocês, calouros, é que criem prazos e metas para a entrega de seus projetos. Nós, alunos, temos a velha mania de querer assessorar um projeto várias vezes, o problema é que o tempo voa literalmente, quando nos damos conta a data de entrega já está bem próxima e aquela correria bastante famosa dar o ar da graça.

Confesso que no terceiro período não tive esse desespero com projeto, minha nota não era a maior, mas consegui, junto com a minha dupla, organizar o nosso tempo para entregar o projeto dentro do prazo, estando com a consciência tranquila.

Além de projeto, tivemos que criar estratégias que evitassem a insolação em um prédio. O trabalho literalmente deu trabalho, contudo,  quando passa é impossível, pelo menos para mim, olhar as janelas da mesma forma. A matéria de conforto ambiental I nos faz refletir a importância de projetar bem uma edificação, afinal de contas, quem quer um ambiente quente ou muito frio? Aprendemos com a arquitetura a utilizar estratégias simples, mas que são eficazes em prol da arquitetura sustentável.

No segundo semestre de 2017, paguei as matérias do quarto período, por incrível que pareça eu adorei a matéria de projeto de arquitetura! Projetamos uma escola de arquitetura, mas calma! O primeiro projeto foi de um loft, algo mais leve para que tivéssemos mais tempo para desenvolver a Nova FAU ( Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). Infelizmente, sofremos um pouco com os prazos, não os que os professores passaram, mas sim os nossos. Lembram que eu falei sobre fazer metas e prazos? Passamos um bom tempo assessorando, o que acabou sendo ruim, porém, mais uma vez entregamos o nosso projeto com a consciência tranquila.

Sabem qual foi o meu xodó do quarto período? Conforto ambiental II. Além da professora ser incrível, tivemos a oportunidade de projetar uma casa de interesse social para uma zona climática que fosse completamente diferente da nossa. A que eu e minha dupla escolhemos foi São Joaquim, de Santa Catarina. Nem parecia que estávamos fazendo projeto, não tinha aquela cobrança dentro de nós. O trabalho ficou lindo e fez valer a pena toda a correria do semestre.

Vira latas, espero que vocês tenham gostado do post, quem vai fazer arquitetura ou qualquer outro curso, lembrem-se: organização é tudo! Sei que é bem difícil seguir, mas faz toda a diferença.

NOSSO – CINTHIA FREIRE

Vira latas, hoje essa resenha ultrapassou todas as outras programadas por um simples motivo: se trata de um conto da Série Segredos, da escritora Cinthia Freire. Vocês já sabem que eu amo o Gabriel, a Carol e todo mundo que faz parte dessa série, só as pessoas boas, é claro. Quando a Cinthia anunciou que faria um conto especial para o natal, eu vibrei bastante, apesar de não ser tão fã de contos, afinal eles costumam ser bem curtos. Eu amo tanto essa série que leria até um novo parágrafo, caso a Cinthia disponibilizasse. Deixando esse bla bla bla de lado, vamos focar na resenha do Conto Nosso.

CORAÇÕES ONLINE – ÂNGELA RACHEL

Vira Latas, 2018 chegou e o amor pelos livros só aumenta, inclusive já li três livros na primeira semana do ano. Mas vamos combinar que o importante é a qualidade e não a quantidade. Posso dizer que os três livros foram incríveis, mas hoje falarei sobre um que estava mofando no meu kindle e que eu simplesmente li em menos de 24 horas.

RECOMEÇOS – Série ELA ENCANTA

Mais um ano se inicia, milhares de metas devem ter sido escritas ou digitadas em todos os continentes. Provavelmente, temas como emagrecer, estudar mais, ler mais, ter mais dinheiro, arranjar um novo amor e por aí vai. Deve ter sido as escolhas da maioria das pessoas.

Confesso que eu sempre fui a louca das metas, acreditava que o ano novo me traria exatamente tudo aquilo que o antigo se esqueceu de me trazer. Acreditava que todas as brigas, a preguiça, tudo de ruim tivesse ficado para trás. Acreditava que o amor que as pessoas “demonstravam” ter no dia trinta e um de dezembro duraria trezentos e sessenta e cinco dias.

PLAYLIST- MELHORES DO ANO

Vira Latas, nós, que fazemos parte do Qualquer Coisa Vira Lata, resolvemos selecionar oito músicas que marcaram o nosso ano. Muitas ficaram de fora, mas tentamos colocar aqui aquelas que mais escutamos ao longo de 2017.

TOP 3 DA AMAZON – LIVROS QUE VALEM A PENA SEREM LIDOS

Vira latas, eu não sei vocês, mas eu sou uma pessoa completamente viciada nas seguintes palavrinhas: ebooks gratuitos da Amazon. Já descobri diversas escritoras incríveis, livros que se tornaram os meus queridinhos. Só que existe um pequeno problema: eu compro muito ebook e acabo deixando de ler vários.

Nos últimos meses, resolvi excluir aqueles que eu sabia que não leria mesmo, a grande maioria se dava ao fato de a história ser bem previsível, não que eu não goste de clichês, adoro! Só não gosto de ler cópias como já comentei em outro post. No entanto, alguns livros eu fiz questão de manter, entre eles descobri três que AMEI, e bateu aquele sentimento que eu deveria ter lido antes, porém, provavelmente, eu não teria aproveitado tanto, como aproveitei agora. Sem mais delongas, vamos aos três livros da Amazon que valem a pena serem lidos.

UMA HISTÓRIA DE VERÃO – PAM GONÇALVES

–Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem. A partir de agora todas as decisões são pura e simplesmente suas. (Página 283)

Se eu pudesse definir o livro de hoje com três palavras talvez escolhesse leve, inteligente e de personalidade. Na realidade poderia escolher várias palavras, digamos que a Pam Gonçalves não poupou dedicação com Uma história de verão, o que acabou resultando em um livro incrível e que eu super recomendo.

MEU REFÚGIO – CINTHIA FREIRE

Vira Latas, sempre venho com o papo que essa será a resenha especial. Então sim, a resenha de hoje é bem especial! É sobre uma das séries que eu mais amo. Sobre a série que me mostrou que os casais não são sempre felizes. Mas que buscam estarem juntos em todos os momentos. Enfim, uma série bem parecida com a realidade. Como vocês viram pelo título me refiro a Série Segredos, da Cinthia Freire, em especial o livro Meu Refúgio.

COMO PARAR O TEMPO – MATT HAIG

Vira latas, essa semana eu tive a oportunidade de ler mais um livro lançado pela editora Harper Collins Brasil. Mais um livro que foge completamente do meu estilo literário “favorito”. Um livro que literalmente fez uma viagem no tempo. Que me fez usar vários marcadores, porque suas frases nos fazem pensar. Querem saber o que eu achei de Como parar o tempo? É só continuar lendo essa resenha.

E a vida é assim. Não se deve temer a mudança nem recebê-la de braços abertos, quando não se tem nada a perder. Mudanças fazem parte da vida. É a sua única constante. (página 75)