FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Vira latas, lá vem eu falar mais uma vez sobre faculdade, ou melhor, sobre as minhas experiências no ano de 2017, onde eu cursei o terceiro e o quarto período de arquitetura e urbanismo. Espero que esse post possa ajudar, de alguma forma, os calouros desse curso, que nos dar vários cabelos brancos, mas que é lindo!

Basicamente paguei as mesmas matérias nos dois períodos que eu cursei ano passado, uma vez que a grade curricular é formada por matérias que são ensinadas em mais de um  período. Exemplo, Conforto Ambiental na UFAL, a federal em que estudo, é dividida em quatro partes, o mesmo acontece com História da Arte, Arquitetura e cidade. Focando nas minhas experiências, o terceiro período foi um pouco cansativo. Projeto de arquitetura como sempre é o que mais pesa, pelo menos por enquanto. O conselho que dou para vocês, calouros, é que criem prazos e metas para a entrega de seus projetos. Nós, alunos, temos a velha mania de querer assessorar um projeto várias vezes, o problema é que o tempo voa literalmente, quando nos damos conta a data de entrega já está bem próxima e aquela correria bastante famosa dar o ar da graça.

Confesso que no terceiro período não tive esse desespero com projeto, minha nota não era a maior, mas consegui, junto com a minha dupla, organizar o nosso tempo para entregar o projeto dentro do prazo, estando com a consciência tranquila.

Além de projeto, tivemos que criar estratégias que evitassem a insolação em um prédio. O trabalho literalmente deu trabalho, contudo,  quando passa é impossível, pelo menos para mim, olhar as janelas da mesma forma. A matéria de conforto ambiental I nos faz refletir a importância de projetar bem uma edificação, afinal de contas, quem quer um ambiente quente ou muito frio? Aprendemos com a arquitetura a utilizar estratégias simples, mas que são eficazes em prol da arquitetura sustentável.

No segundo semestre de 2017, paguei as matérias do quarto período, por incrível que pareça eu adorei a matéria de projeto de arquitetura! Projetamos uma escola de arquitetura, mas calma! O primeiro projeto foi de um loft, algo mais leve para que tivéssemos mais tempo para desenvolver a Nova FAU ( Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). Infelizmente, sofremos um pouco com os prazos, não os que os professores passaram, mas sim os nossos. Lembram que eu falei sobre fazer metas e prazos? Passamos um bom tempo assessorando, o que acabou sendo ruim, porém, mais uma vez entregamos o nosso projeto com a consciência tranquila.

Sabem qual foi o meu xodó do quarto período? Conforto ambiental II. Além da professora ser incrível, tivemos a oportunidade de projetar uma casa de interesse social para uma zona climática que fosse completamente diferente da nossa. A que eu e minha dupla escolhemos foi São Joaquim, de Santa Catarina. Nem parecia que estávamos fazendo projeto, não tinha aquela cobrança dentro de nós. O trabalho ficou lindo e fez valer a pena toda a correria do semestre.

Vira latas, espero que vocês tenham gostado do post, quem vai fazer arquitetura ou qualquer outro curso, lembrem-se: organização é tudo! Sei que é bem difícil seguir, mas faz toda a diferença.

Samila Bezerra
Samila Bezerra

Estudante de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas, é apaixonada por livros e quer conhecer o mundo...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.