Categoria: comportamento

FIZEMOS ALGO BEM MAIOR NESTE NATAL @GerAçãoDoBem

natal-para-todos-blog-qualquer-coisa-vira-lataOlá, Vira Lata. Hoje é um post muito amor, pois é algo que está em minha vida há muito tempo, e eu ainda não tinha compartilhado com vocês. Desde 2013, eu faço parte de um grupo chamado GerAção do Bem, em que buscamos fazer algo bem maior na vida de outras pessoas. Somos um grupo de pessoas tão diferentes, que é aquele ditado: os dispostos se atraem. E foi por todos estarem dispostos a amar e a ser gratos pela misericórdia derramada em suas vidas, que nos unimos durante duas épocas super legais durante o ano: o dia das crianças, o qual damos o nome de Sorriso de Criança, e o Natal, o qual chamamos Natal Para Todos. E fazemos duas ações com moradores de rua e famílias carentes da cidade de Maceió/AL.

VAMOS FALAR SOBRE A PARTE NEGRA DA MODA?

vamos-falar-do-lado-negro-da-moda-blog-qualquer-cosia-vira-lataVirou moda! Não podemos negar que a mídia influencia completamente as nossas vidas.  Antigamente, as novelas ditavam moda, tudo que as “mocinhas” ou as “vilãs” utilizavam viravam febre. Boa parte das mulheres queriam consumir aqueles produtos. Mas vem perdendo força e dando lugar a outro ambiente.

#EU GOSTARIA QUE MEUS ALUNOS SOUBESSEM: ALEF MARINHO

teste1Eu gostaria que meus alunos soubessem que eu não escrevo tanto no quadro para descontar meus problemas neles. Gostaria também que eles soubessem que apesar da pouca diferença de idade entre nós, eu me preocupo com eles, muitas vezes, como um pai. Ah, saibam também que por mim não existiria esse clima tão tenso antes das provas. Eu gostaria que meus alunos soubessem que eu ainda sou uma pessoa como qualquer outra, que tenho sentimentos e que muitas vezes me sinto magoado com as palavras e brincadeiras que eles fazem. Saibam, meus alunos, que passo muitas noites em claro tentando tornar a aula atrativa para vocês, e mesmo que vocês acabem com meu planejamento, eu nunca desisto. Eu gostaria que meus alunos soubessem que podem ser sinceros comigo e dizer que não estou sendo claro em minhas explicações. Eu gostaria que meus alunos soubessem que quando eles não gostam dos professores por motivos tolos, eles não podem, simplesmente, querer que a direção demita o professor. Entendam que todo professor tem uma vida fora da sala de aula e muitas contas a pagar também. Eu gostaria que meus alunos soubessem que apesar da minha família ainda insistir para que eu desista da profissão, eu não quero desistir. Então, me ajudem. teste2 Olá, Vira Latas, Hoje estou me apropriando de um projeto muito legal do André Gravata, educador e escrito, que resolveu  entender melhor os sentimentos de seus amigos educadores. E como educador, me identifiquei muito com o projeto. Por isso, pretendo convidar outros amigos a nos dizer o que eles querem que seus alunos saibam.

A proposta do projeto é completar a hashtag  #EuGostariaQueMeusAlunosSoubessem

Quer participar do projeto? Nos mande um e-mail contando o que você gostaria que seus alunos soubessem  para contato@qualquercoisaviralata.com.br

Aqui segue algumas resposta que o projeto do André teve como resultado:

eu gostaria que meus alunos soubessem que.... blog qualquer coisa vira lata (1) eu gostaria que meus alunos soubessem que.... blog qualquer coisa vira lata (2) eu gostaria que meus alunos soubessem que.... blog qualquer coisa vira lata (3)FOTOS: reprodução da internet.

#MeuAmigoSecreto É O BATOM VERMELHO

Dizem que eu me apaixono fácil, que estou sempre querendo muito mais do que os meninos tem a me oferecer. Dizem que eu exijo demais. Eles são meninos e isso é normal da natureza deles, dizem. Falam também que eu tenho que me arrumar mais se eu quiser conquistar um futuro marido. Alguém que me banque e que assine um papel dizendo “felizes para sempre”. Calma,lá, penso. Eu só quero um amor, alguém que me faça companhia. Sem muitos interesses, só uma troca de sentimentos. Mas isso é coisa de menina, dizem. Mas dizem também que eu não posso ser assim e ao mesmo tempo ser bem sucedida, ter minhas opiniões e ter meus objetivos traçados – alguns me chamavam até de machinho –  me falaram que eu tenho que seguir somente os sonhos do meu marido.

Fui à uma festa com a turma da escola. Esse é o nosso último ano e todo mundo é muito mais descolado do que nos anos anteriores. Fui com algumas amigas mais próximas. Ao chegarmos, o namorado de uma amiga ficou horrorizado com a namorada. “Que batom de puta é esse?”,  “tira essa merda se quiser ficar ao meu lado”. E eu só tentava saber como era esse batom de puta. Ela sai chorando, fui atrás. Ela se sentia culpada por tudo que tinha acontecido. Claro, que ela era a culpada. Afinal, quem anda por ai com batom de puta? Eu ainda tentava descobrir que batom era esse. Ela passou a festa toda ao lado dele: tão diminuída, sem batom e com um sorriso que dizia “a culpa foi minha”.

tumblr_l6pe4y9aoa1qcjco7o1_500_large


A hashtag #MeuAmigoSecreto é uma campanha em prol do luta contra a violência a mulher. Onde  através de relatos, as pessoas podem denunciar o comportamento das pessoas que não se dizem machistas ou preconceituosas, mas são. Afinal, quem não tem aquele amigo que diz que é contra o machismo, mas separar as meninas em duas categorias: “pra namorar” e “se divertir”. Ou aquele amigo que diz que não tem nada contra os gays, mas tem pena da vizinha que tem um filho homossexual?

O que rolou na net…

#‎meuamigosecreto‬ fica comigo todos os dias durante 6 meses, dorme na minha casa todo final de semana, conhece meus pais, almoça com eles e depois diz que eu não posso cobrar nada dele porque “ah vei não tenho nada sério com ela, ela tá viajando”.

#meuamigosecreto acha que mulher que gosta e fala de sexo abertamente é puta, alegando que mulher de verdade é submissa, calada e obedece às ordens do pai ou parceiro, mesmo quando elas são machistas e inferiorizam a mulher

#‎meuamigosecreto‬ é o tipico cara hétero, que fala não ter nada contra homossexualidade mas desde que aja como homem. E uma vez ainda solta piada que o “afeminado” provavelmente foi criado por vó.

#‎meuamigosecreto‬ tira a camisinha no meio do sexo sem avisar a menina, ela só percebe depois, fica desesperada e manda ele colocar. Ele coloca e tira de novo e diz “não vou gozar dentro, relaxe”. A menina toma pílula do dia seguinte no outro dia, a menstruação dela atrasa, ela engorda, os peitos crescem misteriosamente, ela tenta marcar urgentemente um ginecologista e ele simplesmente some. O desespero e a incerteza ficam destinados somente para ela.

#‎MeuAmigoSecreto‬ não sabe, mas hoje é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Meu amigo secreto precisa entender que homens precisam tratar mulheres como iguais. Sem distinção, sem agressão, com respeito!

Se você presenciou ou sofreu qualquer tipo de violência Disque 180 (ligação gratuita de qualquer parte do Brasil) e se informe ou denuncie. Você não está só!

QUEM É SEU AMIGO SECRETO?

UMA LIÇÃO DE VIDA: PENSE EM TODO AMOR…E VOCÊ SERÁ FELIZ.

Vagando pela internet  e me deparo com um post em um dos sites que mais gosto, o Hypeness.  E eu tenho que compartilhar essa história com vocês. Estou falando do Jonathan Pitre, um garoto de 14 anos que segundo os médicos já viveu metade da sua vida. Exatamente, a metade da vida. Pois ele sofre um uma doença muito grave, rara e dolorosa, a epidermólise bolhosa. De acordo com os médicos a expectativa de vida do Jonathan é de 24 anos.

Entretanto, apesar de sentir dores todos os dias o garoto ainda é suficientemente forte para mover campanhas de financiamento para o estudo da cura dessa doença. E muito além disso, ele mostra ser uma criança com uma alma linda.

É por isso que você nunca deve pensar no que você tem. Pense em toda felicidade ao seu redor. pense em todo amor, não pense em todas as coisas negativas. Pense nas coisas positivas, então você será uma pessoa muito feliz“, disse ele

Esse é o tipo de post que sempre me faz refletir muito. Ao mesmo tempo que me sinto incapaz de não poder fazer nada para ajudar essas pessoas também me sinto estúpido pelos mero problemas que tenho que enfrentar e ainda sim quase desisto. Problemas simples, mas que acho que são fardos pesados demais para que eu carregue. Mas eu não quero limitar a vida do Jonathan como somente um exemplo de como nos devemos sentir mal por reclamarmos tanto da vida, mas quero mostrar como podemos ser felizes quando acreditamos de fato na felicidade. Quem mesmo nos dias mais escuros podemos encontrar a luz. E que o amor vence o mundo.

Você pode até estar achando esse texto bem clichê, mas eu tenho certeza que alguém estar precisando dessas palavras, pois nenhum palavra é vazia. Por fim, sejam felizes, sejam incríveis.

EVOLUÍ DE UM CACHORRO

Eu não sei se você acredita na teoria da evolução, mas se evoluí de algum bicho eu prefiro que tenha sido de um cachorro.

Você não acha incrível como os animais tem uma capacidade imensa de serem verdadeiros, leais e amigos? Eles estão lá para tudo. E só pedem em troca o amor, momentos eternos de carinho.

E se você já vivenciou esse sentimento maravilhoso, prepare-se! Pois esse vídeo é um tributo emocionante que o fotógrafo Ben Moon fez ao seu cachorro e melhor amigo, Denali. E corre o risco de descer algumas lágrimas.

O vídeo é narrado pelo Ben como se fosse o Denali. E aparece vários momentos perfeitos que eles vivenciaram juntos. Desde os acampamentos e viagens que eles se aventuravam até o momento em que Ben foi tratado de câncer, mas em que nenhum momento o cão Denali saiu do lado de sua cama.

denali

DE MÃE PARA FILHO: ELES DISTRIBUEM SOPA VEGANA PARA MORADORES DE RUAS

comportamento

Eu queria escrever um post como esse toda semana. Acho super válido divulgar à todos feitos como esse. Quando pessoas normais param de enxergar somente os seus próprios pés e percebe que existe muitas outras pessoas que precisam de um simples olhar, uma ajuda.

Essa é a lição que essa mãe americana quis ensinar ao seu filho de apenas 4 anos de idade. No ano passado (2014), nas festa de ações de graça, eles resolveram fazer uma sopa onde os ingredientes principais seriam feijão e legumes, sopa vegana. O que era para ser uma ação anual passou a uma ação mensal e posteriormente semanal, graças a ajuda coletiva.

Essa é uma ótima opção para ajudar as pessoas alimentando-os com uma refeição super saudável.

[COMPORTAMENTO] VEJA O VERDADEIRO EU: EXTRAPOLA OS GÊNEROS

Não é de hoje que o uso da “definição” tem causado muitas discussões. Alguns definem demais, outras querem se afastar ao máximo.  A verdade é que é muito válido definir um filme, um tipo de comida ou até mesmo um cachorro, mas quando trata-se de pessoas a regra muda bastante. Nós, seres humanos, somos sujeitos de interação e a consequência disso é que somos totalmente mutáveis. E essa discussão se agrava quando começamos a falar de gênero sexual.

Recentemente uma marca de produtos de beleza, Clean & Clear/ Johnson & Johnson, divulgou uma propaganda onde quem estrela o vídeo é uma garota transgênero. Jazz Jennings, de 14 anos, que foi a primeira garota transgênero a participar de um comercial como esse.

Reprodução do YouTube
Reprodução do YouTube

Eu sempre soube exatamente quem eu era: uma garota presa no corpo de um menino

A garota já é famosa no YouTube por sua luta contra o preconceito. E já deu diversas entrevistas. Agora está se preparando para ser protagonista de um documentário do canal  TLC chamado “All that Jazz“.

No vídeo abaixo Jazz fala sobre como é difícil depois de todo preconceito sofrido fazer novas amizades, mas ela consegue mostrando que realmente ela é.

[COMPORTAMENTO] COISAS DE CRIANÇAS: QUANDO ELAS QUEREM BATER UM PAPO

Existe seres mais puros, danados e amáveis do que crianças? E quando elas começam a falar? Nossa! Compre alguns pacotes de paciência e prepare a barriga porque ela vai doer de tanto rir com as “pérolas” que as crianças soltam.

Depois de trocaram tantas palavras,inventarem muitas outras  e questionar tudo e todos os pais de Daniel e Bianca de 08 e 05 anos, respectivamente, resolveram anotar todos os diálogos engraçados que essa duplinha compartilhou. Os pais criaram uma página no facebook, que já conta até a publicação desse post com mais de 32 mil curtidas, para que essas conversas não ficassem perdidas com o tempo. E são tão legai que já se tornou livro: Daniel e Bianca – o livro

10670137_753649091359466_880988836151472737_n 11359_774804542577254_3171193416805784953_n 10003924_758496470874728_2268559859601551306_n10653426_757175021006873_2711991468836715823_n  10685580_756986534359055_2237845619025620626_n 10990843_827656477292060_2858480587575993581_n

Todas essas imagens e muitos mais diálogos encontram-se na página oficial do Daniel e Bianca no Facebook.

O que vocês acharam? Já se deparou com essas conversas entre seus sobrinhos, irmãos, filhos e primos?

[COMPORTAMENTO] # A LETRA DAS PESSOAS

Você reconheceria a letra dos seus amigos?

Uma corrente na internet tenta resgatar algo que cada vez mais se perde nesse meio mundo de tecnologia, a letra das pessoas. Uma design Carioca, Clarinha Gomes, foi a grande idealista. Ao encontrar a lista de comprar de sua amiga ela fez a seguinte publicação na internet:

Com toda a sua cadência, particularidades, incongruências, hesitações… Eu adoro a letra. ‪#‎aletradaspessoas‬

10387630_712785105504873_3839486575924533713_n

Seu amigos começaram a aderir a ideia postando fotos com textos escritos por eles mesmo e isso foi o suficiente para viralizar. E nós agradecemos por coisas boas ainda repercutirem nesse mundo. A ideia é tão boa que já se tornou até Tumbler: Minha letra cursiva    Acessem para ver mais dessa ideia super legal.

Eu conversei com a Clarinha inbox pelo Facebook e ela foi super simpática. Disse que não esperava toda essa repercussão. Conversamos sobre uma brincadeira infantil que ambos brincávamos, era um caderno em que nossos amigos assinavam  e respondiam várias perguntas. E todos observavam a letras dos outros.

Obrigado, Clarinha!

Estamos esperando sua letra lá na página do Facebook: Qualquer coisa vira-lata

LETRAS DE DANA RODRIGUES

Dana Rodrigues

LETRA DE CARLA SODRÉ

1907470_842006959171370_3109669694849804163_n

E é claro que eu não poderia ficar de fora

LETRA DE ALEF MARINHO

DSC_0595

[COMPORTAMENTO] COMO NÃO TER AQUELA CONVERSA…

     Um dos maiores temores de um adolescente, ao menos acho que pra mim, é ter aquela conversa. Sabe? Aquela conversa que os pais “tentam” ter com seus filhos quando eles entram na puberdade. Aquela mesma! Isso, sobre S-E-X-O e como são feitos os bebês.
      Eu não sei como foi pra vocês, mas na verdade eu vim ter essa conversa com minha professora de sociologia. Foi perturbador conversar sobre sexo e o corpo na frente de uma turma de quarenta alunos.
      O canal Cut Vídeo no YouTube  filmou  algumas reações dahora quando os país tentam conversar com crianças sobre sexo e bebês.
      Umas das partes mais engraçada:

– A vagina é como o bolso do papai e para fazer um bebê o papai tem que colocar o pênis no bolso.

WHATSSSS! Qual o problema dessa cara? Eu ri muito com esse vídeo!
Confira: