ARQUITETURA E URBANISMO

Vira Latas, como vocês estão? Esse é o terceiro post que eu faço, onde eu conto a minha experiência com os períodos vividos em cada ano no curso de arquitetura e urbanismo. É meio surreal saber que eu já estou indo para o oitavo período, mas hoje eu vim aqui para falar do quinto e do sexto, dois períodos incríveis e que me ensinaram bastante.

Durante o quinto período (já perdi as contas de quantas vezes eu usei essa palavra) eu paguei cinco matérias: projeto de arquitetura 5; Detalhes; Conforto Ambiental 3; Projeto de Paisagismo 1 e Instalações e Infra estrutura Urbana.  Todas essas reforçam a tese de que o quinto período é considerado o “quinto dos infernos”. Isso se dá ao fato de termos praticamente todas as matérias voltadas para projeto, e não é um único projeto para tudo. Muitos trabalhos até foram aproveitando o que foi desenvolvido em projeto de arquitetura, mas de fato o período foi bem desgastante. Falo isso no sentido de que quase tudo, a maioria, foi trabalho executado na prancheta. Vocês têm noção do que é passar horas em pé desenhando tudo a mão? Eu passei por isso e sobrevivi!

Vocês podem até perguntar se tem como gostar desse período, e eu respondo que adorei! Foi justamente no quinto período que eu descobri meu amor por paisagismo. Estudar biomas, entender projetos paisagísticos ver o quanto eles influenciam no cotidiano das pessoas foi bem incrível! As demais matérias eu também adorei. Acho que eu sempre gosto de ver o lado bom de tudo, bem no estilo Poliana. Claro que todas as matérias ofereceram desafios, mas se você se dedicar, organizar seu horário e executar as atividades nos momentos certos, você não passará sufoco. Não garanto notas 10, mas garanto que vocês respirarão com mais tranquilidade.

O sexto período também foi bem trabalhoso, talvez mais do que o quinto. Eu paguei cinco matérias: Projeto Arquitetônico 6, Projeto de Paisagismo 2, Teoria e do urbanismo, Sociedade Meio Ambiente e Desenvolvimento e Conforto Ambiental 4,  apenas duas era de projeto. Mas valeram por todas. Acho que o deixou o período cansativo foram as matérias teóricas. Eu amo ler e isso não é segredo nenhum. Mas pensa em ler vários assuntos e fazer projeto sobre outros assuntos e fazer prova nos intervalos? Pensaram? Foi bem cansativo, como eu disse. Eu já disse isso?

Projeto de Paisagismo mais uma vez ganhou meu coração. Tanto que durante meu sexto período eu fui monitora dessa matéria e a experiência foi sensacional! Amei também as matérias relacionadas ao urbanismo. Elas, as responsáveis por tanta leitura, me permitiram conhecer tanta coisa interessante que antes eu desconhecia. Mais uma vez meu conselho é sejam responsáveis! Estudem e façam as atividades no tempo certo. Porque assim vocês conseguiraão aproveitar o período.

É isso Vira Latas, espero poder voltar no próximo ano, ou no final desse, contando a minha experiência com os demais períodos. Um beijo e bons estudos para quem vai tentar o ENEM esse ano.

Samila Bezerra
Samila Bezerra

Estudante de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas, é apaixonada por livros e quer conhecer o mundo...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.