UMA HISTÓRIA DE VERÃO – PAM GONÇALVES

–Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem. A partir de agora todas as decisões são pura e simplesmente suas. (Página 283)

Se eu pudesse definir o livro de hoje com três palavras talvez escolhesse leve, inteligente e de personalidade. Na realidade poderia escolher várias palavras, digamos que a Pam Gonçalves não poupou dedicação com Uma história de verão, o que acabou resultando em um livro incrível e que eu super recomendo.

Sinopse:

É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta depois de dois anos com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.

Sabe quando um livro te ganha pela capa? O da Pam foi mais ou menos assim. Quando ela divulgou a imagem nas suas redes sociais eu coloquei na cabeça que precisava daquele livro. Se apenas a capa era fofa o que esperar da escrita, deveria ser tão linda quanto. E sim, posso dizer que tanto a capa quanto o conteúdo são maravilhosos. Como era de se esperar.

O livro nos traz a vida da Analu, também conhecida como Ana Luisa, a menina passou em cinema e iria morar em São Paulo. O único problema é que seus pais nunca aprovariam. Mas como não era a filha preferida, nem a queridinha, Analu resolveu seguir o seu sonho e ir morar na terra da garoa. Mas será que a partida seria fácil?

Analu precisa lidar constantemente com toda a pressão que a sua família exerce sobre ela. Para os seus pais o ideal seria que ela fizesse direito. Ninguém se preocupava com os sonhos da menina. Para eles o que importava eram as aparências… Apenas isso.

As únicas pessoas que apoiavam Analu em tudo, ou quase tudo, eram seus dois melhores amigos a Gisele e o Yuri. Os dois sabiam que a menina rica não tinha uma vida tão fácil assim. Cabia a eles o dever de arrastar Analu para a praia do Rosa e lhe proporcionar o melhor e último verão antes da vida adulta. Analu tentaria se divertir, mas não seria tão fácil, afinal de contas foi naquele paraíso que ela viveu as melhores e a piores lembranças com um garoto que marcou a sua vida.

Eu adorei a escrita da Pam! Acho que já falei isso antes. O livro traz assuntos do cotidiano, mas que muitas vezes fingimos não dar importância. Pais que acreditam que seus filhos devem fazer determinado curso por status. Pais que vivem casamentos falsos, mas que em prol de suas imagens é essencial que a farsa permaneça. Relacionamentos que só fazem mal, mesmo que aparente ser algo bom. E é claro amigos que sempre estão lá protegendo uns aos outros sempre.

–Eu tenho nojo de você – murmuro. – Tenho nojo por você fazer de tudo para destruir essa família e minha mãe se esforçar tanto para catar e colar cada pedacinho. O problema é que mesmo quando é muito bem colado, fica a cicatriz. A rachadura sempre vai ficar visível. E então vai voltar a se quebrar de novo, é só uma questão de tempo. (Página 250)

Adorei as decisões que a personagem principal tomou. É tão bom ler livros de meninas empoderadas! Acho que a nossa literatura necessita de personagens assim. Garotas que lutam pelos seus ideais sempre.

Adorei também o cenário em que a trama se passa. Pela descrição deu para sentir que o lugar é lindo. Mas como não seria, tem sol, praia…

Adorei, como já falei, a capa que está simplesmente incrível! A Galera Record não deixou a desejar.

Vira Latas, leiam o livro da Pam caso vocês estejam procurando uma leitura leve, mas que tem tanto para te ensinar. Tenho certeza que vocês vão adorar.

 

Samila Bezerra
Samila Bezerra

Estudante de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas, é apaixonada por livros e quer conhecer o mundo…

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *