POR QUE ACUMULAMOS TANTOS LIVROS NÃO LIDOS?

Recentemente fui fazer aquela limpeza do quarto que a gente só faz quando acaba o período da faculdade, pelo menos comigo funciona assim: 5 meses tudo fora de ordem e um mês organizado. Mas eu juro que encontro tudo que preciso, isso quando não resolvem – minha mãe – mudar algo de lugar. Mas eu até gosto de limpar meu quarto, sabe? Trocar as coisas de lugar, tornar um ambiente diferente e, principalmente, reorganizar meus livros – fonte secundária das minhas dívidas, a primeira é a comida <3

E nessa reorganização dos meus livro, percebi que tenho MUITOS ainda não lidos, inclusive tenho livros da última Bienal de 2015. O caso é seríssimo! O mais engraçado é que eu já estou me preparando para comprar mais livros na Bienal desse ano. Alef, SÓ PARE!

Enquanto eu limpava, fiquei refletindo sobre o porquê da gente acumular tanto livros. Falo a gente porque sei que não sou o único, não é mesmo? Bate aqui se tu tem aquele livro que nem lembrava que ele existia!! haha

Durante a minha reflexão elenquei alguns pontos:

CAPITALISMO: nós,  leitores, vivemos um grande dilema: ou temos dinheiro para comprar livros e não temos tempo para lê-los ou temos tempo para lê-los, mas não temos dinheiro para compra-los. Resolvi acrescentar um terceira opção porque vi que eu não me encaixava em nenhuma: não tem tempo, nem dinheiro, mas tem vontade de ler livros. hahahaha!!

COMPULSIVIDADE: sabe aquela pessoa que não pode ver uma capa bonita que já leva o livro para casa? Ou uma promoção na madrugada?  NÃO SEJA ESSA PESSOA DESCONTROLADA! #EuJáFui  Juro que uma grande parte desses livros acumulados em minha estante são de promoções  que eu jurava que não podia perder de jeito nenhum. Hoje em dia, aprendi a me controlar bastante. Sempre tento deixar fixado em minha mente que eu não preciso de mais livros, que já tenho alguns acumulados e que posso comprar em uma outra oportunidade. Afinal, muitas promoções na internet são perdíveis sim.

STATUS: vivemos em uma sociedade recheada de esteriótipos, um deles é de que: quantos mais livros, mais superior eu sou. COLEGA, MELHORE! A quantidade de livros numa estante não define quem as pessoas são, já vi dono de uma maravilhosa biblioteca ser um estúpido e vi aquela pessoa que 80% das suas leituras foram de livros emprestados ser uma pessoa maravilhosa. E muitas vezes nos sujeitamos a isso, a ter uma estante repleta de livros  – não  lidos, na maioria das vezes – para mostrar o quão leitores e intelectuais somos.

HERANÇA: resolvi colocar esse ponto porque recentemente meu colega herdou vários livros de um amigo, e não somos obrigados a ler o que não gostamos, não é mesmo? hahaha

 Será que estou esquecendo mais algum ponto? Bom, caso sim, deixe aqui nos comentários. E me diz também em qual desses pontos você se encaixa.

Alef Jordi
Alef Jordi

Estudante de Letras, criador do blog Qualquer Coisa Vira-lata, Potterhead assumido e um sonhador sem limites. Sonha em publicar um livro antes dos 30. E ama promover ações sociais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *