TODOS DE PÉ PARA PERRY COOK – LESLIE CONNOR

Sabe quando você está bastante estressado e uma pessoinha pequena aparece na tua frente e tu não lembras mais o que estava te tirando do sério? Ou mesmo quando você está triste e uma pessoa bem miúda tira um sorriso fácil teu? E quando você até quer brigar com o tamanho de gente, mas simplesmente não consegue. E mesmo chamando de crionças, eles dão muito leveza ao ambiente?

O livro que venho resenhar hoje trata sobre isso, sobre como a inocência de um menino de onze anos de idade, o Perry, que nasceu e viveu no Instituto Penal Misto de Blue River, uma prisão de segurança mínima na cidadezinha de Surprise, no Nebraska, mudou a vida de todos aqueles que estavam em sua volta.  Calma, ele não é um jovem criminoso, o que aconteceu foi que sua mãe foi condenada por homicídio culposo, ou seja, que não teve a intenção de causar a morte. E por consentimento da diretora do instituto foi permitido que Perry crescesse nesse ambiente.

–  Bom dia – digo com minha voz lenta e baixa. – Aqui é o Perry no nascer do sol. Hoje é terça-feira, dia seis de setembro. A novidade lá fora é que é o primeiro dia de aula no condado de Butler. Isso quer dizer que estarei fora o dia todo. Não morram de saudades de mim.

O livro de uma forma bem simples e envolvente nos traz várias reflexões sobre o que acontece com um garoto que teve como base familiar durante seus primeiro onze anos de vida uma mãe presa, várias regras de confinamento e ao seu redor pessoas condenadas por diversos crimes. E é incrível como a Leslie Connor, autora do livro, trata de forma singela e forte esses questionamentos. E ainda conseguiu fazer com que fosse uma leitura rápida, por momentos divertida  e por momentos dramática.

“Procure entender antes de procurar ser entendido. Mantenha a cabeça baixa. Conheça os outros antes de se mostrar.”

O que posso adiantar para vocês é que Perry sempre foi um garoto muito feliz vivendo com sua mãe em Blue Rive, contudo, após onze anos, um promotor discorda totalmente que uma criança possa ser educada em um lugar como o Instituto Penal, então resolve tirar o garoto dali, tornando-se um verdadeiro pesadelo na vida de Perry, que se vê agora longe de sua mãe. O que é muito interessante no livro é poder conhecer também um pouco mais sobre todos os residentes que se envolve com o Perry. Pois como o garoto diz, “O motivo que colocou você aqui não é a única coisa que define quem você é.”

Todos de Pé para Perry Cook é muito comparado com outros dois famosos livros, O Menino do Pijama Listrado e o Extraordinário. E são duas histórias que amo muito, e que tem uma peso emocional gigantesco, assim como a história de Perry. O que quero dizer é: não deixe de conferir essa história. SÉRIO!

Todos de Pé para Perry, que tem miudeza no olhar.


Livro: Todos de Pé Para Perry Cook
Autora: Leslie Connor
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 288


Alef Jordi
Alef Jordi

Estudante de Letras, criador do blog Qualquer Coisa Vira-lata,
Potterhead assumido e um sonhador sem limites. Sonha em publicar
um livro antes dos 30. E ama promover ações sociais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *