O SORRISO MAIS DOCE – YARA PRADO

o-sorriso-mais-doce-yara-prado-blog-qualquer-coisa-vira-lata-resenhaOlá, Vira latas, essa é a minha última resenha do ano de 2016, sem dúvidas, um dos anos que eu mais li. Não comprei muitos livros físicos, mas virei à louca dos ebooks da Amazon. Sendo assim, resolvi resenhar para vocês um livro que li tem algumas (muitas semanas), mas que precisa ser compartilhado com o mundo. Refiro-me ao livro O sorriso Mais Doce, da escritora Yara Prado.

Sou completamente viciada em comprar livros na Amazon! Adoro conhecer novos escritores. Mas confesso (já até comentei com vocês) que muitas vezes fico cansada de ler as mesmas coisas. Não que seja ruim, mas falta o tempero de cada escritor, entendem? Certo dia eu estava olhando as novidades da Amazon e vi esse livro da Yara. Lembro-me de ler um comentário que dizia que se você procurava por um romance aquele livro não tinha esse tema como foco. O tema era o amor entre uma mãe e seu filho. Se vocês pensaram que eu comprei imediatamente, acertaram.


Sinopse

2020, Cidade de Onderty – São Paulo.

Melissa tem vinte e seis anos, é professora, determinada, solteira e sonhadora. Já encontrou o grande amor da sua vida e o viu ir embora, mas nem por isso deixou de ver o mundo com bons olhos.

Andrey tem cinco anos, é inteligente, intuitivo e quase sempre está metido em alguma confusão na escola. Não tem os melhores pais do mundo e geralmente apronta tanto em sala de aula que a professora o coloca para fora.

Em uma dessas saídas forçadas da sala, Andrey e Melissa se conhecem e é onde suas vidas começam a mudar. Tocada pela situação do menino, Melissa ultrapassa a barreira do professor-aluno, e vai cada vez mais longe para ajudar Andrey.

Enquanto Andrey faz Melissa querer algo quase inalcançável, a vida decide fazer uma surpresa e mostrar para ela que, às vezes consideramos perdido ou impossível, algo que apenas não estava no momento certo para acontecer…


A Melissa, que é professora de uma turma do fundamental, estava sentada organizando algumas coisas enquanto os seus alunos estavam na aula de educação física. Tudo ocorria normalmente, até que um garotinho de cinco anos se sentou ao seu lado. Andrey estava de castigo, DE NOVO. A professora do garoto e a coordenadora não sabiam mais o que fazer com aquele menino, que só causava problemas na sala de aula. Ele sempre agredia os coleguinhas.

Porém, Melissa não conseguia enxergar todo esse menino problemático que todos falavam. Por algum motivo ambos ficam completamente conectados. Tanto que é a ela que a professora do garoto recorre todas as vezes que ele apronta. Seu castigo é assistir as aulas da professora Melissa.

Melissa, seus amigos e companheiros de trabalho descobrem o que leva aquele garoto agir de forma tão rebelde com todos que estão ao seu redor, o garoto não era bem tratado em casa. E a Melissa tem a missão de mudar a situação daquele menino, mesmo ouvindo de todos que estão ao seu redor que ela não deveria se envolver na vida de seu aluno, já que ele não era o único aluno que ela possuía. Mas como a Melissa ficaria calada vendo todo o mal que aquele menino sofria?

Esse livro é extremamente tocante! Chorei ao lê-lo, uma vez que é impossível não se envolver com essa história. Rapidamente, pensamos nas crianças que estão ao nosso redor. É doloroso saber que nem todas recebem amor, carinho, proteção. Elas não pediram para existir, e o MÍNIMO que elas merecem ganhar é respeito.

Assim como a Melissa, tenho certeza de que eu e outras pessoas tomaríamos as dores desse garotinho. Quantos Andreys existem por aí? Crianças que não recebem carinho da família e consequentemente são tratadas como lixo. Infelizmente, isso é um livro. NÃO que eu queira que o Andrey sofra de verdade. Mas adoraria que existissem várias Melissas dispostas a amar cada criança desse mundo.

Vocês devem ter percebido que esse livro trata de um assunto chocante. Mas ele fala sobre recomeços, segundas chances e novas oportunidades de mudar a sua vida e mudar a vida dos outros.

Yara, parabéns pelo seu livro! E sim! Eu amaria ler essa história para outras pessoas. Sejamos todos Melissas! Vamos tentar transformar esse mundo cruel em um lugar melhor para as nossas crianças viverem.

Vira latas, feliz ano novo! E que 2017 seja repleto de muitas leituras maravilhosas e, o principal, vamos tentar fazer a diferença no nosso mundo.

Samila Bezerra
Samila Bezerra

Estudante de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas, é apaixonada por livros e quer conhecer o mundo...

  • Samila Bezerra
    Samila Bezerra

    Seu livro é incrível!!! E sim devemos sair por aí sendo "todos Melissas". É impossível não ler esse livro sem se emocionar. Parabéns pelo seu lindo trabalho.

  • Yara Prado Miguel

    Aí meu Deus!!! Que resenha maravilhosa, que palavras lindas. Estou emocionada e chorando aqui. Obrigada, Samila. Saber que Melissa e Andrey te tocaram desta forma é gratificante. E que te fiz pensar nas crianças que estão por perto e como elas nem sempre recebem o que precisam e merecem... É incrível. Você inventou "Sejamos todos Melissas!" e eu estou apaixonada por esta frase. Pode sair usando ela por aí?kkkkk Obrigada, de verdade. 💜 Beijos e até uma próxima. Yara Prado Miguel.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *