MANIA DE VOCÊ – MÔNICA MEIRELLES #AchadinhosDaAmazon

Olá, Vira Latas! A resenha de hoje é um spin off de um livro que eu nunca li, mas que eu tenho no aplicativo do Kindle. Falta APENAS tempo. Uma das últimas resenhas aqui do blog foi falando do livro Meu Quase Irmão, da Mônica Meirelles. O livro da resenha de hoje também fala sobre um dos irmão da Laura e do Bernardo. Caso vocês estejam perdidos, é só olhar a resenha aqui. A resenha de hoje, tô repetindo essas palavras,  né? fala sobre o Nicolas, o irmão nerd. Caso vocês queiram saber o que se passa nesse livro é só continuar lendo a resenha.

mania-de-voce-monica-meirelles-blog-qualquer-coisa-vira-lataCarina sempre foi uma menina que amava se divertir. Sempre ficava com quem bem entendia. E quando bem queria. O problema foi que em uma das baladas que ela frequentou, ela sofreu um trauma que a perseguia para todos os lados. Depois disso, a garota deixou de confiar nos homens. Quer dizer, o único que ela confiava era o Nicolas, seu “amigo” de infância que sempre foi louco por ela. Mas a Carina nunca deu bola para o garoto que era, e é, nerd.

Carina sofre mais uma mudança na vida: começará a faculdade de arquitetura em Santa Maria. (Vocês sabem que eu sou apaixonada, apesar de todas as brigas que sempre existe, por esse curso, né?). O problema é que Carina precisa arranjar um local para morar e adivinhem: ela vai dividir um apartamento com o Nicolas, que a propósito tem uma noiva.

A Carina sempre fez o estilo mulherão. Ela não se preocupa em agir de determinada forma só por ser mulher. Mas o problema é que o Nicolas viverá um dilema, ele fica interessado pela a sua amiguinha de infância, mas ao mesmo tempo tem uma noiva, que é super “certinha” em comparação a Carina.

Não quero ficar falando tudo sobre o livro porque, sim, ele é bem clichê. Mas sabe o que eu gostei dessa História. A escritora focou bastante no feminismo. Ela apontou questões como o fato das mulheres não poderem ficar com quantos elas quiserem em uma balada. Com o fato de que se elas usam determinadas roupas elas estão provocando os homens. Assuntos machistas que apesar de serem bem antigos ainda tomam conta da sociedade.

– Segundo dados da revista Exame, a cada onze minutos, uma mulher é estuprada no Brasil… Acham certo isso? O corpo da mulher ser utilizado como um mísero objeto de prazer sexual? Somos muito mais do que isso! O que me levou a convidá-las para esse debate foi que recebemos a informação de que uma aluna do curso de Engenharia Civil foi estuprada na semana passada no banheiro feminino.

– E sabe o que é pior nisso tudo? – Uma aluna nos chama a atenção. – É que sempre dizem: a culpa é delas. A maioria dos brasileiros pensam assim. Ah, ta usando roupa curta é porque quer ser agarrada. E isso é muito cruel. A vítima não tem culpa. A culpa sempre será do agressor e acabou.

O mais legal do livro foi justamente a comparação que eu pude fazer entre dois personagens, o Bernardo,  protagonista do livro Meu Quase irmão, é um galinha nato, ficava com quantas meninas ele queria. E ninguém o criticava, na verdade, ele era considerado o “garanhão” por todos. Já a Carina agia exatamente igual ao Bernardo, mas era chamada de vadia, piranha e outros nomes ridículos. Foi interessante ver a forma que a escritora abordou esses assuntos.

Mas isso não deveria ser motivo para que eu deixasse de viver livre, bem como eu queria. A cabeça das pessoas que tem que mudar. Homens que nem o Leonel é que tem que entender que eu não sou obrigada a satisfazer seus desejos, só porque estou em uma boate, vulnerável, com roupas curtas e “disponível”. Se eu não quero, ele não pode me obrigar a nada. 

Resumidamente, se vocês gostam de um New adult clichê, mas que te vai fazer pensar muito sobre o machismo nosso de cada dia, eu recomendo que vocês leiam esse livro. Além de ser um New adult como eu já disse, ele se passa no Brasil, e é sempre maravilhoso ler livros nacionais. Vocês podem comprar esse livro na Amazon e acompanhar as tramas dos filhos da Anne e do Daniel.

VITRINE

MEU VÍCIO – MÔNICA MEIRELES / Editora: Amazon / Valor: R$ 8,99 (compre aqui)

Samila Bezerra
Samila Bezerra

Estudante de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas, é apaixonada por livros e quer conhecer o mundo...

  • Mônica Meirelles

    Rafael, quero te agradecer pelas resenhas que tem feito dos meus livros! Te procurei no facebook mas não achei. Muito obrigada mesmo, amei todas! Sucesso para você!

    • Mônica Meirelles

      Esquece o "Rafael" kkk. Eu quis dizer "OI". Tô pensando muito no Rafael, OMG!!

      • Samila Bezerra
        Samila Bezerra

        kkkkk, fico feliz por você ter gostado. Em breve teremos a resenha do livro da Anne, esperando apenas as tão sonhadas férias da faculdade. Sucesso sempre :D

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *