ESPECIAL STEPHANIE PERKINS: ANNA E O BEIJO FRANCÊS, LOLA E O GAROTO DA CASA AO LADO E ISLA E O FINAL FELIZ

Olá, Vira Latas! Hoje, depois de décadas, ok exagerei, eu vou resenhar um livro, ou melhor, três livros da mesma escritora. Sendo assim, nada melhor do que fazer um especial da Stephanie Perkins. A escritora responsável por criar o livro Anna e o Beijo Francês, e consequentemente, Lola e o Garoto Da Casa Ao Lado e Isla e o Final Feliz.RESENHA ESPECIAL STEPHANIE PERKINS

Anna e o Beijo Francês

separador1“Isto é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. Napoleão, Maria Antonieta e vários reis chamados Louis. Também não estou certa do que eles fizeram, mas acho que tem alguma coisa a ver com a Revolução Francesa, que tem algo a ver com o Dia da Bastilha. O museu de arte chama-se Louvre, tem o formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá junto com a estátua da mulher sem braços. E tem cafés e bistrôs — ou qualquer nome que eles dão a estes — em cada esquina… Não é que eu seja ingrata, quero dizer, é Paris. A Cidade Luz! A cidade mais romântica do mundo.” Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne, além de tudo, tem uma namorada… Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer? Stephanie Perkins escreveu um romance de estreia divertido, com personagens espirituosos que garantem dedos formigando e corações derretendo.separador2

Anna e o beijo francêsEu li esse livro em 2012, minha irmã comprou por minha causa, hehe. Eu estava louca para ler um livro voltado para a minha idade, tinha dezessete anos e, sinceramente, eu estou velha. Fiquei super fascinada com a sinopse e tinha colocado na cabeça que eu precisava comprar. Mas eu só tinha dinheiro para um livro e na livraria também tinha Era Uma Vez a Minha Primeira Vez, da Thalita Rebouças. Resultado, eu comprei o da Thalita e a minha irmã o da Anna.

Anna é uma menina “sortuda”, ela simplesmente iria estudar na França; em um colégio super disputado que não era qualquer pessoa que estudava lá. Acontece é que Anna era filha de um escritor que estava no auge do sucesso. Digamos que ele era uma espécie de Nicholas Sparks. Anna não queria estudar lá. Ela deixou em sua cidade natal, a sua melhor amiga e o seu crush, na época nem usávamos  essa palavra.

Entretanto, o que parecia ser uma furada se transformou em uma história bem agitada. Anna virou amiga do Étienne St. Clair, um americano super fofo, eu não acho, mas sou uma exceção. Anna se torna amiga dos amigos de St. Clair. Eles formavam aquele casalzinho fofo. Só tinha um único problema, o garoto tinha namorada. Ele precisava arrumar tanto a sua vida amorosa quanto os problemas familiares que ele tinha. E quem disse que Anna não passaria por problemas? Ela precisava descobrir se o seu (ex) crush ainda se lembrava dela. E se a sua amizade com a sua “melhor” amiga ainda era a mesma.

Ah! Esse livro vai fazer você querer conhecer a catedral de Notre Dame. Aquela mesmo que tem na animação de O Corcunda de Notre Dame. Além. é claro, de querer conhecer vários pontos turísticos da França.

Eu adorei esse livro! Ele é leve e fofo (já usei essa palavra várias vezes). Sabe aqueles livros que você pega e devora de uma só vez? Então esse é um bom exemplo. O livro possui uma narrativa leve, apesar de nos mostrar problemas mais sérios. Mas, até mesmo esses problemas são escritos de forma sutil pela Stephanie Perkins. Sem dúvidas, esse é um livro que fala sobre sonhos, lutar por aquilo que acreditamos. Além, é claro, nos presentear com um romance lindo que tem Paris como cenário.

Lola e o Garoto da Casa ao Lado

lola e o garoto da casa ao ladoseparador1A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro.

Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.separador2

Esse livro eu também li há um tempo, em 2013. Dei de presente para a minha irmã de aniversário. Juro que não tive nem segundas intenções. Apesar de ter dado com muitos meses de antecedência. Focando na resenha… o livro conta a história da Lola, uma jovem cheia de personalidade, que adora confeccionar as suas roupas e amava usar perucas. Ela sempre foi uma menina muito leve. Só tinha alguns defeitinhos, o seu namorado era uma persona non grata. Os pais da Lola odiavam o garoto. Mas eles não estavam errados, o namorado dela não a respeitava. Ele conseguia diminuir o brilho que a Lola possuía.

Tudo ia relativamente normal na vida dela, até que as pessoas que ela menos queria vê na vida apareceram: os irmãos gêmeos Bell, Calliope e Cricket. Lola precisará lidar com a volta dos dois. Além, é claro, de resolver todos os outros problemas. Entre esses problemas está o fato de tentar ajudar a sua ex-amiga Calliope, uma famosa patinadora, e, é claro, descobrir o que ela ainda sente pelo Cricket, o garoto que ela sempre foi apaixonada, mas que não teve o amor correspondido.

Esse livro é bem amorzinho e trata de forma leve vários assuntos importantes. Lola é criada por dois pais, já que sua mãe é alcoólatra e nunca se importou com ela. Além disso, o livro nos mostra como uma pessoa de áurea tão boa pode namorar um garoto que só tem como missão na terra colocar a sua vida e a de todos que estão ao seu redor para baixo. Ah! A Anna e o St. Clair aparecem bastante nesse livro. É bom ver o caminho que eles tomaram depois de Anna e o beijo francês. Mais uma vez indico esse livro para quem quer uma leitura boa, leve e com personagens com uma personalidade ímpar.

Isla e o Final Feliz

isla e o final feliz - qualquer coisa vira lataseparador1Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito.

Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias, envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes.

Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.separador2

Finalmente chegamos até Isla e o Final Feliz. Vou confessar que dos três livros esse é o meu favorito. Isla (lê-se Aila) também estuda no mesmo colégio francês que Anna e St. Clair estudavam. Ela sempre foi apaixonada pelo Josh, o melhor amigo de St. Clair. Mas ela trocou pouquíssimas palavras com o garoto ao longo dos anos. Porém, tudo muda no último ano do colégio. Isla toma coragem e finalmente começa a conversar com Josh. Ele, que sempre foi um garoto que ama desenhar, adorou o fato de que Isla se aproximasse. Os dois sempre foram muito parecidos. Isla compartilha com ele vários dos seus segredos. Josh não fica atrás, ele confia verdadeiramente em Isla, a ponto inclusive de leva-la junto em suas viagens pela Europa. Mas, nem tudo é um conto de fadas. Isla é uma menina insegura, além de ser indecisa. Ela vai precisar fazer escolhas e é claro que Josh lhe ajudará nesse processo. Mas, Josh também precisará descobrir qual caminho certo ele precisa tomar na sua vida.

Esse livro se tornou o meu queridinho dos três pelo simples fato de Isla ser uma menina comum. Ela é tímida, não sabe ao certo o que quer para a vida. E acaba sempre tentando proteger as pessoas que ama. Já o Josh é um menino introspectivo que vê em uma folha de papel um mundo. São nos desenhos que ele descarregava a sua energia. Ele acaba sendo o tipo de garoto inteligente, mas que por algum motivo não gosta de mostrar o quanto sabe. Mas é ao lado um do outro que esses dois mudam, eles percebem que tem tanta coisa em comum, além é claro o fato de gostarem um do outro.

Eu amei esse livro e acabei postando vários snaps. Se quiserem me seguir vocês me encontram lá como Samila Bezerra. Amei todas as citações arquitetônicas que eu encontrei no livro. Amei o romance dos dois. Amei a leveza do livro. E amei rever todos os personagens dos dois livros anteriores.

Lendo esses três livros da Stephanie Perkins, eu pude perceber que ela adora escrever sobre os jovens e as suas inseguranças. Todos os personagens são bem diferentes um do outro, mas TODOS enfrentam problemas que os deixam frágeis. Em cada livro Stephanie nos mostrou como os personagens conseguiram superar seus problemas, sem perder a leveza.

Super indico esses livros para todos que gostam de livros bons, com cenários incríveis e personagens únicos. Tanto Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado foram lançados pela editora Novo Conceito, já Isla e o Final Feliz foi lançado pela editora Intrínseca. Espero que vocês tenham gostado do especial. Caso não tenham lido os livros corram e leiam, vocês não vão se arrepender.

VITRINE

ISLA E O FINAL FELIZ – Stephanie Perkins / Editora: Novo Conceito / Valor: R$ 25,50 (compre aqui)

LOLA E O GAROTA DA CACA AO LADO – Stephanie Perkins / Editora: Novo Conceito / Valor: R$ 29,86 ( compre aqui)

ANNA E O BEIJO FRANCÊS – Stephanie Perkins / Editora: Intrínseca / Valor: R$ 30,73 (compre aqui)

Samila Bezerra
Samila Bezerra

Estudante de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas, é apaixonada por livros e quer conhecer o mundo...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *