O AMOR NOS TEMPOS DE OURO – MARINA CARVALHO

“-Ora, não fales por Ele. Porque Deus, o meu Deus, é benevolente e justo, não um subterfúgio para justificar as atrocidades cometidas por pessoas como o senhor.” (Pág. 126)

índiceOlá,  Vira Latas. hoje é dia de resenha e essa é completamente especial. Sempre falo isso, né? Mas o que eu posso fazer se os livros mexem comigo? A resenha de hoje é sobre o livro O Amor nos Tempos do Ouro da talentosíssima Marina Carvalho. Para vocês terem noção, a Marina agradece aos leitores do grupo do facebook. Vocês têm noção do quanto nós leitores que fazemos parte do grupo estamos nos sentindo? Deixando esse assunto de lado vamos focar no livro, e que livro…

Cécile Lavigne é uma jovem francesa, mas que morava em Portugal com a sua família, viu seu mundo mudar completamente quando seus pais e seus irmãos morreram em um naufrágio. O único parente que a garota possui é um tio, o tio Eusébio, um homem sem caráter que ofereceu a mão da sobrinha a um velho fazendeiro mineiro, o seu Euclides, um homem sem coração que só está mais interessado na fortuna da francesinha. Mas será que a Cécile vai aceitar casar com o Euclides sem ao menos tentar fugir? Será que ela conseguirá a ajuda de Fernão, o homem responsável por levar a francesa da casa do tio no Rio de Janeiro até Minas Gerais?

Esse livro é tão maravilhoso! A Marina teve um cuidado imenso em retratar o mais próximo possível tanto o local como o português que era usado. Amei também as citações que foram feitas a cada início de capítulo. E amei mais ainda a construção de cada personagem.

Fernão não é nenhum santo. Pelo contrário, ele aprontou bastante ao longo da sua vida, sempre fez favores para os senhores ricos da região. Mas será que ele mudará de postura após conhecer Cécile?

Euclides é um homem sem escrúpulos. Maltratava os seus escravos e todas as pessoas que ele achava que lhe fez mal. O homem também tinha o hábito de fazer doações a Igreja, achando que essa era uma forma de ter os seus (muito) pecados perdoados.

Cécile é uma personagem muito forte. Quem pensa que a francesinha abaixava a cabeça para cada dificuldade que ela encontrava (que foram muitas por sinal) se enganou. Mesmo sofrendo Cécile lutava pelos direitos dos escravos, não suportava vê-los sofrendo.

“A francesa foi aplaudida a final de seu acalorado discurso e, entre tantos homens barbados, muitos não conseguiram esconder suas próprias lágrimas.” (Pág. 283)

Os demais personagens também foram bem construídos. Confesso que em determinado momento só faltei chorar. Quem leu me entenderá.

“-É assim que penso nela –retrucou Akin, sem se abalar. –Não percebes que ela é como um anjo, uma  enviada para trazer um pouco de respeito ao nosso povo?” (Pag. 52)

O livro em si está lindo! A diagramação ficou linda, Cada detalhe que compõe o livro fez com que o conjunto realmente parecesse uma joia. Super recomendo esse livro para todos que gostam de romances históricos (ou não). Se você gosta de livros bem escrito que te prende do início até o fim esse livro é para você. Acho incrível que a cada livro que a Marina escreve a sua escrita fica bem melhor, e olha que para mim ela é há muito tempo uma das melhores escritoras da atualidade. Só acho que esse livro deveria virar leitura obrigatória em todas as escolas. Foi muito bom ler um romance que se passasse na época da corrida do ouro.

Espero que vocês tenham gostado da resenha. Até a próxima vira latas.


VITRINE

AMOR NOS TEMPOS DO OURO – MARINHA CARVALHO / Editora: Globo alt.  páginas:328  Valor: R$ 21,00  (compre aqui: O Amor nos Tempos do Ouro )

Samila Bezerra
Samila Bezerra

Estudante de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas, é apaixonada por livros e quer conhecer o mundo...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *