#MeuAmigoSecreto É O BATOM VERMELHO

Dizem que eu me apaixono fácil, que estou sempre querendo muito mais do que os meninos tem a me oferecer. Dizem que eu exijo demais. Eles são meninos e isso é normal da natureza deles, dizem. Falam também que eu tenho que me arrumar mais se eu quiser conquistar um futuro marido. Alguém que me banque e que assine um papel dizendo “felizes para sempre”. Calma,lá, penso. Eu só quero um amor, alguém que me faça companhia. Sem muitos interesses, só uma troca de sentimentos. Mas isso é coisa de menina, dizem. Mas dizem também que eu não posso ser assim e ao mesmo tempo ser bem sucedida, ter minhas opiniões e ter meus objetivos traçados – alguns me chamavam até de machinho –  me falaram que eu tenho que seguir somente os sonhos do meu marido.

Fui à uma festa com a turma da escola. Esse é o nosso último ano e todo mundo é muito mais descolado do que nos anos anteriores. Fui com algumas amigas mais próximas. Ao chegarmos, o namorado de uma amiga ficou horrorizado com a namorada. “Que batom de puta é esse?”,  “tira essa merda se quiser ficar ao meu lado”. E eu só tentava saber como era esse batom de puta. Ela sai chorando, fui atrás. Ela se sentia culpada por tudo que tinha acontecido. Claro, que ela era a culpada. Afinal, quem anda por ai com batom de puta? Eu ainda tentava descobrir que batom era esse. Ela passou a festa toda ao lado dele: tão diminuída, sem batom e com um sorriso que dizia “a culpa foi minha”.

tumblr_l6pe4y9aoa1qcjco7o1_500_large


A hashtag #MeuAmigoSecreto é uma campanha em prol do luta contra a violência a mulher. Onde  através de relatos, as pessoas podem denunciar o comportamento das pessoas que não se dizem machistas ou preconceituosas, mas são. Afinal, quem não tem aquele amigo que diz que é contra o machismo, mas separar as meninas em duas categorias: “pra namorar” e “se divertir”. Ou aquele amigo que diz que não tem nada contra os gays, mas tem pena da vizinha que tem um filho homossexual?

O que rolou na net…

#‎meuamigosecreto‬ fica comigo todos os dias durante 6 meses, dorme na minha casa todo final de semana, conhece meus pais, almoça com eles e depois diz que eu não posso cobrar nada dele porque “ah vei não tenho nada sério com ela, ela tá viajando”.

#meuamigosecreto acha que mulher que gosta e fala de sexo abertamente é puta, alegando que mulher de verdade é submissa, calada e obedece às ordens do pai ou parceiro, mesmo quando elas são machistas e inferiorizam a mulher

#‎meuamigosecreto‬ é o tipico cara hétero, que fala não ter nada contra homossexualidade mas desde que aja como homem. E uma vez ainda solta piada que o “afeminado” provavelmente foi criado por vó.

#‎meuamigosecreto‬ tira a camisinha no meio do sexo sem avisar a menina, ela só percebe depois, fica desesperada e manda ele colocar. Ele coloca e tira de novo e diz “não vou gozar dentro, relaxe”. A menina toma pílula do dia seguinte no outro dia, a menstruação dela atrasa, ela engorda, os peitos crescem misteriosamente, ela tenta marcar urgentemente um ginecologista e ele simplesmente some. O desespero e a incerteza ficam destinados somente para ela.

#‎MeuAmigoSecreto‬ não sabe, mas hoje é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Meu amigo secreto precisa entender que homens precisam tratar mulheres como iguais. Sem distinção, sem agressão, com respeito!

Se você presenciou ou sofreu qualquer tipo de violência Disque 180 (ligação gratuita de qualquer parte do Brasil) e se informe ou denuncie. Você não está só!

QUEM É SEU AMIGO SECRETO?

Alef Jordi
Alef Jordi

Estudante de Letras, criador do blog Qualquer Coisa Vira-lata, Potterhead assumido e um sonhador sem limites. Sonha em publicar um livro antes dos 30. E ama promover ações sociais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *