UM ANO INESQUECÍVEL | PAULA PIMENTA, THALITA REBOUÇAS, BRUNA VIEIRA E BABI DEWET

Atenção, essa será a maior resenha de todos os tempos do blog Qualquer Coisa Vira Lata, mas se eu fosse você continuava lendo.

O livro resenhado reúne nada mais do que QUATRO escritoras maravilhosas que arrasam na escrita. Vocês já sabem pelo tema que eu estou falando do “Um ano inesquecível”. Sim, da linda Paula Pimenta, Bruna Vieira, Thalita Rebouças, e a minha grande surpresa boa, Babi Dewet (mais para frente vocês entenderão).

LIVRO - UM ANO INESQUECÍVEL (1)

Quando essas escritoras falaram que iam lançar um livro juntas eu pirei. Eu precisava ler o que elas iriam escrever. Minha primeira surpresa foi com a capa. Que capa linda! Vocês não tem noção, ela já é linda pelas fotos, mas pessoalmente é mai ainda. E o que falar dos contos? Eu AMEI todos. Sério, fiquei muito feliz com isso! Apesar de ter comprado o livro por um preço e no outro dia ele está em promoção na Saraiva, não me arrependo de ter pagado mais, o livro simplesmente é maravilhoso. Chega de enrolação e vamos para a resenha.

Inverno

O primeiro conto intitulado de Enquanto a neve cair foi escrito pela minha diva Paula Pimenta. Eu já sabia que seria impossível não gostar. Não sei qual é a mágica da Paula, em que todos os seus textos ficam bons. Ela pode nos fazer chorar, e como faz, mas a escrita é sempre muito gostosa. Esse conto traz a estória da Mabel, uma adolescente de quase quinze anos que é “obrigada” pelos pais há passar uma semana no Vale Nevado, no Chile. Que castigo chato, né, gente? conhecer a neve. Rsrs. A garota preferia ficar em Minas curtindo um acampamento com os amigos. Na boa, acampamento ela pode fazer depois, já a neve não é todo dia que se pode ver. Mabel ao longo do conto vai perceber que a neve é muito interessante, sim. Principalmente quando se tem um menino tão lindo com o Ben por perto. Não posso contar mais nada, a estória já é bem curta, não quero dar spoilers. Mas assim como eu, se você é fã da Paula Pimenta sabe que a estória está incrível. Se você nunca leu nada dela, sempre tem uma primeira vez, começa pelo conto vocês vão adorar.

Ele deu uma piscadinha para mim, como aquela primeira que tinha dado no ônibus, e saiu do lounge em seguida, levando com ele toda a paz que eu estava sentindo. (Página 70)

Outono

O som dos sentimentos. Esse conto mexeu tanto comigo que chega a ser difícil de explicar. Eu nunca tinha lido nenhum livro da Babi e estava muito ansiosa por ler um conto escrito por ela. Gente, eu me apaixonei pelos personagens. Tanto a Anna Julia como o João Paulo ganharam o meu coração. A Anna é muito parecida comigo, sempre tentamos fazer tudo certinho, tipo não brincar quando o assunto é escola, e não querer se arriscar quando o assunto é criar memórias. Chega de spoilers. Rsrs. Mas ao contrário de mim, que AMO música a Anna não curtia muito, mas um certo rapaz loirinho desengonçado vai reverter essa estória. Babi Dewet simplesmente ARRASOU nas músicas escolhidas. Eu nunca fui do tipo que ler escutando música. É claro eu consigo ler com barulho, isso nunca foi um problema, mas colocar uma música por conta própria não fazia a minha praia. Só que a dona Babi citou músicas que me deixou muito curiosa, e eu sempre pegava o celular para descobrir que música era aquela. Resultado: amei a experiência. Amei o conto. E preciso urgentemente ler o livro “Sábado a noite” dela. Gente, eu sonhei que fazia parte da estória, como pode eu nunca li esse livro. Isso é para vocês terem noção de como o conto mexeu comigo. Super recomendo.

Anna Julia sorriu, de repente, sentindo um rebuliço dentro do peito. A vontade de chorar ainda estava lá. Algo naquelas canções tinha encontrado um sentimento que ela tentava todos os dias esconder, enganando a si mesma. Mas “Hey Jude” a fez sorrir de forma verdadeira. (Página 148)

LIVRO - UM ANO INESQUECÍVEL (2)

Primavera

A matemática das flores. Esse foi o nome do conto da Bruna Vieira, que eu simplesmente amei. A Bruna amadureceu bastante, eu só li o primeiro livro dela, mas consegui sentir a evolução da escrita. Para vocês terem noção na hora que a personagem narrava os fatos ou conversava com alguém a voz que me vinha na cabeça era a da Bruna, muito amor isso né. O conto fala sobre a Jasmine, uma menina que tem sérios problemas com a matemática. A coitada faz de tudo para entender a matéria, mas quando uma pessoa linda, chamada Davi, carinhosa e que tem um sotaque fofo ajuda, faz com que a matemática fique mais florida. Acho que muitas meninas vão se identificar com esse conto, afinal de contas muita gente já sofreu com a matemática. Além da estória de amor, o conto também abordou temas como o bullying. A Bruna mandou muito bem porque como sabemos infelizmente tem muita gente que pratica essa coisa horrível. Gente, vocês vão adorar esse conto.

-Não se você pensar que a matemática é exata, lógica. Você só precisa parar de enxergá-la como um monstro. Pense que ela é algo redondo, onde tudo se encaixa no final. É como a música. A melodia só faz sentido porque as notas trabalham em conjunto. (Página 234)

Verão

Amor de carnaval. Esse é o tema do conto da Thalita Rebouças, super a cara dela. A Thalita arrasou nesse conto, mas isso não é nenhuma novidade. A estória da Thalita envolve amizade, funk e muita fofoca e amor. Gente é tão fofinho o romance da Inha e do Guima. Mas eu não posso dar nenhum spoiler, senão perde a graça. Mas como eu comentei a Thalita arrasou. Ela consegue fazer com que o leitor ria o tempo inteiro. A Thalita foi a pessoa ideal para falar sobre o verão, afinal de contas essa estação leve super combina com ela e nada melhor terminar um livro tão bom com um conto tão gostoso de se ler.

Que coisa fofa! Guima estava nervoso e desandou a falar! Sim, garotos também ficam nervosos quando o assunto é coração! (Página 358)

LIVRO - UM ANO INESQUECÍVEL (3)

Falando mais uma vez da capa eu simplesmente amei. Não me canso de falar a editora Gutenberg sempre capricha. A diagramação está perfeita. Está tudo muito lindo.

UFA! Acabei. Alguém chegou até aqui? Se chegou muito obrigada mesmo. Espero que vocês tenham gostado da resenha e se você já leu esse livro maravilhoso conta aqui o que você achou. Se não leu, deixa também nos comentários se vocês tem vontade de ler, ou nos der alguma dica literária. =)

VITRINE

UM ANO INESQUECÍVEL – PAULA PIMENTA, THALITA REBOUÇAS, BRUNA VIEIRA E BABI DEWET  |   EDITORA: GUTENBERG  |  VALOR: R$ 30,30

Samila Bezerra
Samila Bezerra

Estudante de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas, é apaixonada por livros e quer conhecer o mundo...

  • Luziaurea Alves de Araujo

    Uau,amei sua resenha adoraria ler o livro, por conta que ainda não comprei tenho que comprar uma estante nova '-.- De tantos livros que eu tenho Hihihi ;* Beijinhos ^~^

    • Samila Bezerra
      Samila Bezerra

      Fico feliz por você ter gostado :D sei bem como é isso de precisar de outra estante rsrs.

  • Babi Dewet

    Obrigada pela resenha! Fiquei muito feliz de saber que gostou do livro e ainda mais de saber que adorou meu conto assim! E ainda por cima que ouviu as musicas e curtiu a playlist!! Obrigada por dar uma chance, espero que goste de Sábado à Noite! <3

    • Samila Bezerra
      Samila Bezerra

      Nossa estou muito feliz por saber que você gostou da resenha :D . Sábado a noite entrou sim para a minha lista. Adorei à sua escrita.

  • Meras garotas

    Eu sou apaixonada pela Thalita. Foi ela que fez com que eu me apaixonasse pela leitura. Estou louca pra comprar esse box.

    • Alef Jordi
      Alef Jordi

      Sim, a Thalita é super fofa. Conheci ela na turnê do "360 Dias de Sucesso". Ela é tão apaixonante quando os livros delas. E esse novo livro com as meninas está simplesmente incrível. Você pode tanto vê a evolução da escrita de cada uma, quanto muito amor em cada página. Eu super recomendo, Meras Garotas. Beijos e abraços!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *