TOUR NO CAMPUS: FACULDADE DE PEDAGOGIA

Nome: Mércia Cristina
Idade: 19 anos
Instituição de ensino: Universidade Federal de Alagoas – Ufal

Pedagogia

1º Por que Pedagogia?
Escolhi Pedagogia depois de uma pequena trajetória na Universidade, pois quando fiz o Enem optei por Matemática-Licenciatura pensando em mais tarde pedir reopção para Engenharia Civil por pressão da família e de alguns professores que me influenciaram a desejar tal curso. Entretanto não consegui acompanhar o curso mesmo me dedicando aos estudo integralmente não tendo mais vida social, só pensava em estudar chegando a ponto de sonhar com as questões e falar a resposta dormindo srrsrsrsrs. Por essa situação e não aguentando mais pensei e repensei e decidi mudar de curso, e escolhi Pedagogia porque adoro ensinar e quando eu fazia Matemática-Licenciatura eu adorava as matérias pedagógicas.

2º O que te surpreendeu positivamente no curso?

Praticamente tudo me surpreendeu no curso. Pedagogia não é somente ensinar crianças a saber ler e escrever, é muito mais do que isso, existe uma diversidade de locais que podemos trabalhar como: em hospitais, empresas, postos de saúde e as escolas. Além disso, existe no curso a preocupação de formar não somente um professor, mas um ser autônomo e questionador que não se cale frente as injustiças e que faça o conhecimento chegar a todo. Outro ponto relevante é a atenção do coordenador que sempre estão presente no bloco e está atento para sanar pequenos problema e dos professores a grande maioria que se dispõe para tirar dúvidas e nos orientar fazer um excelente trabalho.

 3º você tem alguma decepção, tipo, algo que você esperava do curso e não correspondeu a sua expectativa?

Acho que é a valorização salarial que temos quando acabamos o curso, pois a rede privada quer somente pagar o salário mínimo e ponto, não valorizando todos os anos que dedicamos na Universidade.

4º você teve alguma influencia para escolher o curso (família, amigos, etc.) ou foi uma escolha pessoal?

 Não, foi uma escolha pessoal sem influência do meio em que eu vivo.

5º O mercado de trabalho é promissor?

Depende, se você tiver coragem e continuar estudando, fazer Mestrado e Doutorado, nesse caso o mercado é promissor. Mas, só com a graduação para trabalhar na rede particular é um descaso o salário e a jornada de trabalho, pois tenho colegas que até dia de sábado de manha tem que ir para reunião pedagógica fora as provas que trazemos para casa para corrigir, pois isso é um trabalho extras sem ser remunerado!

6º Estou na dúvida em escolher esse curso. Qual a sua dica?

Minha dica é para você vê se gosta de dar aula, essa é a chave, porque eu sempre gostei de ajudar e ensinava meus colegas no colégio, então eu sabia o que me fazia bem e quando estou na sala de aula e um aluno entende e faz as atividades eu me sinto realizada, com um dever cumprido. Então se vc gosta de dar aula e trabalhar em diversas áreas,sim, esse é um ótimo curso, porque você vai ter aula desde os princípios filosóficos até Matemática, ciência entre outras, e é fascinante o dinamismo do curso. Isso faz criar uma nova visão de mundo agregando não somente conhecimento e formação para o meu currículo, e sim, fornecendo uma formação humana que os debates proporciona aos estudantes desse curso.

Lembrete: Independente do curso que vc escolha se dedique o máximo para aproveitar todas as oportunidades e ser o melhor na sua área, pq é o conhecimento que vc detém que vai diferenciar você dos outros que só possui um diploma guardado!

1379505_242155572598498_1255295147_n

Alef Jordi
Alef Jordi

Estudante de Letras, criador do blog Qualquer Coisa Vira-lata, Potterhead assumido e um sonhador sem limites. Sonha em publicar um livro antes dos 30. E ama promover ações sociais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *