EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER | JESSE ANDREWS – FÁBRICA231 (ROCCO)

Sim, eu li “Eu, você e a garota que vai morrer”. Quem assistiu o vídeo de lidos do mês de julho lá no canal, sabe que eu ganhei esse livro de presente de aniversário das minhas primas e eu já queria muito ler. Eu não lembro se eu vi ele através de indicação ou se foi em algumas das minhas pesquisas de lançamentos, mas a sinopse me chamou muito atenção. Entretanto, não foi bem o que eu esperava.

eu, voce e a garota que vai morrer- livro2

“Eu, você e a garota que vai morrer” conta a estória do Greg Gaines, um garoto que a todo custo tenta ser amigos de todos da sua escola para ser o mais invisível possível. Deu pra entender? Tipo, ele não queria fazer parte de nenhum grupo da escola para não sofre bullying ou coisa do tipo, tanto é que ele evita ao máximo almoçar no refeitório da escola só para não precisar escolher em que mesa sentar. Nessa estória entra o seu “amigo” ( acho que tão mais pra colega) Earl e juntos eles passam o tempo livre assistindo filmes e gravando remakes feitos por eles mesmo. E tem também “a garota que vai morrer”, no caso, a Rachel, que Greg é obrigado a se aproximar depois que a mãe dele descobre que a garota tem leucemia.

A proposta do livro é mostrar uma estória diferente daquela onde tem o casal bonitinho que ou alguém morre de câncer ou se cura e vivem felizes para sempre. Até ai tudo bem, foi o que me chamou atenção para poder comprar – mas eu ganhei antes disso como eu falei antes – Só que na maior parte do tempo o personagem principal, Greg, é totalmente chato. O que torna a leitura um pouco difícil, já que é ele quem tá narrando o livro. Se você esperar aquelas frases de efeito, capítulos que te fazem chorar , sair um pessoa renovada e melhor ou até  ficar na fosse, só lamento, isso provavelmente não vai acontecer. Comigo não aconteceu! O que salva toda a estória são os dois outros personagens principais: O Earl, que de início você pensa que é um idiota tanto quanto o Greg, mas é uma pessoa maravilhosa. E a Rachel que é realmente espetacular.

eu, voce e a garota que vai morrer- livro

E depois de tudo isso você pode achar que eu não gostei do livro, mas eu digo ao contrário. Eu super entendi o conceito do livro – eu acho Hahaha – tipo, a ideia do livro é mostrar que nem todos essas estórias que envolvem casos como esses realmente são essas maravilhas que vemos em filmes e livros. Na vida real o buraco é mais embaixo.

Ah, eu não poderia deixar de dizer que a capa é fantástica. A editora Rocco arrasou! Ah, eu também descobri agora que Fábrica231 é o novo selo da Rocco. Esse selo tem uma pegado pop, sacou? Tipo, artistas que viraram escritores. Como é o caso do Jesse Andews que é músico e agora escritor, no caso, esse é seu primeiro livro.

Se “Eu, você e a garota que vai morrer” em meio a todo sua confusão pode nos ensinar alguma coisa é que todos somos únicos. E como você reagiria em saber que nunca mais poderia ver o sorrido de um amigo seu? Tipo, só ele sabe sorrir daquela forma.

Então, como um idiota, eu não tinha entendido até estar sentado ali, observando-a morrer, quando era tarde demais para dizer ou fazer alguma coisa. Eu não conseguia acreditar que eu tinha levado tanto tempo para compreender, mesmo que um pouquinho, aquilo. Era um ser humano, que estava morrendo. Essa foi a única vez que haveria alguém com aqueles olhos e aquelas orelhas, e aquele jeito de respirar através da boca e aquele jeito de puxar o ar imediatamente antes de uma risada monstruosa com as sobrancelhas totalmente levantadas e as narinas abanando um pouquinho; essa era a última vez que eu ia ver aquela pessoa vivendo no mundo, e agora estava quase acabando e eu não conseguia lidar com isso.

(página 266)

VITRINE

EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER – JESSE ANDREWS | EDITORA: FÁBRICA231(ROCCO) | VALOR: R$ 23,60

Alef Jordi
Alef Jordi

Estudante de Letras, criador do blog Qualquer Coisa Vira-lata,
Potterhead assumido e um sonhador sem limites. Sonha em publicar
um livro antes dos 30. E ama promover ações sociais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *