TOUR NO CAMPUS: FACULDADE DE LETRAS

Acabou o ensino médio e você não sabe o que fazer da sua vida. Duas coisas lhe preocupam: onde eu arrumo um emprego e qual curso eu escolho da universidade?

         Vamos fazer um tour?

         Em cada post um universitário nos levará para conhecer o seu curso. Respondendo algumas dúvidas, falando da carreira e das decepções ou não encontradas durante a graduação.

TUOR NO CAMPUS - QUALQUER COISA VIRA LATA

Nome: Shirlya Lima

Idade: 20 anos

Instituição de ensino: Universidade Federal de Alagoas – UFAL

1º Por que Letras?

 Porque era o único curso que não envolvia cálculo e o qual eu podia ler literatura loucamente.

2º O que te surpreendeu positivamente no curso?

A existência da linguística, a qual passei a amar, e a maneira como a maioria dos professores dão aula, te ensinando a refletir e não a decorar, isso me resgatou de achar que eu era muito burra por não conseguir decorar fórmulas. A universidade me trouxe de volta.

3º você tem alguma decepção, tipo, algo que você esperava do curso e não correspondeu a sua expectativa?

 A estrutura do bloco, esperava que fosse melhor, mas a FALE (Faculdade de Letras) ainda carece de muita coisa básica.

4º você teve alguma influencia para escolher o curso (família, amigos, etc.) ou foi uma escolha pessoal?

 Eu estava indecisa entre história e letras, pois os dois cursos preenchiam os meus requisitos mínimos, mas como meu namorado tinha passado para o curso de letras um ano antes de mim (ele é mais velho), eu pude ter a certeza de que esse era o curso certo para o que eu queria.

5º O mercado de trabalho é promissor?

 Acredito que quando a gente ama o que faz, as portas se abrem, pois quando somos devidamente recompensados em todos os sentidos, nos tornamos profissionais melhores. É possível viver razoavelmente como um prof. do ensino básico se você for sozinho, mas se os seus planos é de construir família, estude muito,  conquiste seu doutorado e ensine em universidades, pois, infelizmente, ser professor não é algo valorizado em nosso país (apesar de podermos trabalhar em áreas de tradução e revisão de texto, o curso da UFAL é apenas para licenciatura).

6º Estou na dúvida em escolher esse curso. Qual a sua dica?

Se você ama ler, está disposto a refletir sobre diversas questões, quiser estudar a nossa língua e ainda gostar de escrever, Letras-português pode ser o seu curso. Minha dica é: pesquise sobre a grade do curso, converse com os graduandos, pesquise  na internet, tire suas dúvidas e se precisar, visite o local o qual você poderá passar 4 anos da sua vida.

10919050_702370993217405_4131622269596767556_n

Alef Jordi
Alef Jordi

Estudante de Letras, criador do blog Qualquer Coisa Vira-lata, Potterhead assumido e um sonhador sem limites. Sonha em publicar um livro antes dos 30. E ama promover ações sociais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *