[DICAS] COMO NÃO ESCREVER UM LIVRO

Sonha, escreve, apaga, edita, reedita, sonha, esquece. Sonha novamente, escreve, escreve, esquece.

            Esse trecho acima representa o pesadelo de muita gente. Eu falo daquelas pessoas que assim como eu sonham em escrever seu próprio livro. Tem gente que não se conforma em ler estória de outros. É mais divertido sonhar no seu próprio sonho, certo?

            Eu mesmo já tentei escrever quatro livros e todos nunca passaram do quarto capítulo. O que é muito triste porque logo de cara você já se apaixona por seus personagens. Enfim… Como eu não sou muito bom (ainda) para dar dicas de como escrever um bom livro vou ensina-los a como não escrever um livro.

img_como_comecar_a_escrever_um_livro_5796_orig

1º DICA: NÃO ESCREVA SOBRE ALGO QUE VOCÊ GOSTE

            Escrever sobre coisas que você gosta vai fazer sua mente viajar e imaginar muito mais, o suficiente para preencher muitas páginas por dia, pois você vai pensar na história o tempo todo. E não queremos isso, certo?

    Tente escrever sobre coisas que normalmente você acha um saco. Que você não estar nem ai. Exemplo, se você gosta de romance é bem óbvio que você deve escrever sobre política. Duvido que você saia do primeiro capítulo.

2º DICA: NÃO RESERVE TEMPO PARA ESCREVER

            Se você pretende não escrever um livro essa dica é super importante. Algumas pessoas que sonham em finalizar seu livro reservam em torno de uma ou duas horas por dia para focar na escrita do seu livro, assim, eles chegam ao tão esperado resultado: seus livros acabados e publicados antes que eles morram. Mas isso não é para nós, certo? A dica é não reservar tempo algum, pois o livro não se escreverá sozinho.

3º DICA: NÃO ESTUDE OU PESQUISE NADA PARA SEU LIVRO

            Um bom escritor procura sempre estudar e pesquisar acerca do que ele está escrevendo. Por exemplo, se no meu livro eu tenho um personagem que sofre de uma doença como câncer eu pesquisarei sobre o assunto para poder dar credibilidade para sua história. Mas isso mais uma vez não é para nós. No nosso caso nós não pesquisaremos nada, assim, nossos personagens terão uma pobreza de detalhes e nossa criatividade provavelmente também vai para o “Beleléu”. (Alguém ainda usa essa palavra “beleléu”. Hahaha! )

4º DICA: NÃO TENHA OBJETIVOS

              Não ter objetivos é uma ótima forma de não conseguir terminar um livro. Quando temos objetivos conseguimos saber que público queremos alcançar, qual mensagem queremos transmitir, qual desfecho nossa história e personagens terão etc. Ter objetivos é facilitar uma ótima e prazerosa conclusão do seu livro. Por isso eu aconselho que fujam dos objetivos, sentar e escrever de forma aleatória é o melhor. O final do seu livro será um surpresa até pra você.

5º DICA: LAMENTE-SE

               De todas as dicas esta é a melhor: lamente-se!

Lamentar é uma ótima opção para quem não quer ter sacrifícios pelos seus sonhos. Lamente porque a fulana de tal escreveu um livro e é mais nova que você. Lamente porque você não consegue sair do primeiro capítulo. Lamente porque a vida dos outros parece mais emocionante e mais perfeita que a sua, por isso eles conseguem escrever um bom livro e fazer sucesso.

            Nossa! Essa dica é demais. Lamentando fará com que você nunca chegue perto de uma história. E quem dirá a terminar um livro.

Enfim… Desejo muita boa sorte em não escrever um livro.

Beijos, abraço e sucesso!

Alef Jordi
Alef Jordi

Estudante de Letras, criador do blog Qualquer Coisa Vira-lata, Potterhead assumido e um sonhador sem limites. Sonha em publicar um livro antes dos 30. E ama promover ações sociais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *